HETEROGENEIDADE DA FORMA DE UM SETOR URBANO NO DISTRITO DO TREMEMBÉ
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2018v3n2ID16557Palavras-chave:
Bairro periférico, forma urbana, projeto urbano.Resumo
Estudo do tecido urbano de um setor do bairro do Tremembé, cidade de São Paulo, cujas diferenças do projeto de urbanização refletem as desigualdades socioeconômicas dos seus moradores. Fato explicado pela história que testemunha o processo de evolução urbana da área. Evidenciado pela análise dos tipos físicos, objeto deste artigo circunscrito ao campo da morfologia urbana, onde a história é o pano de fundo de fatos acontecidos que levaram a transformação do desenho da cidade. No Tremembé, a investigação se restringe ao tipo de constructo destinado a moradias associado as características do espaço exterior, parcelamento, relevo do terreno, vegetação, infraestrutura, onde há projetos para edifícios até quatro pavimentos, residências térreas e assobradadas, isoladas ou em fileira. O texto se inicia mostrando a articulação de conceitos gerais de morfologia e urbanismo com o processo de análise praticado.
Downloads
Referências
ALEXANDER, C.; ISHIGAWA, S.; SILVERSTEIN, M. Uma linguagem de padrões. Porto Alegre: Bookman, 2013 (original de 1977).
BARNETT, J. Redesigning cities: principles, practice, implementation. Chicago: American Planning Association. 2003.
CHERRY, N.; NAGLE, K. Grid, Street, Place, essential elements of sustainable urban districts. Chicago: Planners Press, 2009.COELHO, C.D.[coord.]; CALADO, M.; COSTA, J.P. [et al.]. Morfologia urbana da cidade portuguesa.Os elementos urbanos 1. (Coleção Cadernos MUrb). Lisboa: Argumentum, 2013.
EWING, R.; BARTHOLOMEW, K. Pedestrian & transit-oriented design. New York: Urban Land Institute, 2013.
MACEDO, A. C.;O espaço urbano por partes. São Paulo. Revista Sinopsesn°38, São Paulo: FAAUUSP, outubro 2002, pp. 11-16.
ROSSI, A. A arquitetura da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 2001 (original de 1966)
SOLÁ-MORALES, M. Las formas de crescimiento urbano. Barcelona: Ediciones UPC, 1997
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.