A TRANSPARÊNCIA DA FÉ: TRÊS CAPELAS (PARTICULARES) DE CONTEMPLAÇÃO NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2017v2n3ID16564Palavras-chave:
capelas, arquitetura religiosa, espaço sacro, contemplação.Resumo
O espaçoparaencontrarDeusé silencioso, misterioso e naturalcomoquese dele emanasse a presençado próprioDeus, na arquitetura, os vãospermitem a mostrada obracriadapeloSenhor– a natureza. “Deitar-me faz emverdespastos, guia-me mansamentea águastranquilas” [Salmos23:2] cita Davi emseusSalmos, apresentando a naturezacomoquesagradoe berçodivino. O espaçosacro nãotratasomentedo espaçodestinado aos ritos, masdo localde encontrocom o sagrado, atravésda introspecção, adoraçãoe contemplação. Esteartigo consiste no estudodo espaçode três capelasparticularesanexas a edificações (projetadas e construídas entre 1980 e 2015), pormeioda análisegráficae dos simbolismos. O propósitoé analisar a arquiteturadestes espaços, nos quais fanum e profanum se completam epeloqual aarquitetura dohomem e aobra deDeus (espaçonatural) constituem oespaçosagrado, àluz darelaçãoentre atransparência arquitetônica e aspaisagensnaturaisque corroboram naexperiência da sacralidade doespaço vinculada à permeabilidade visual.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.