PROJETOS COMO JOGOS DE CRIAÇÃO

Autores

  • Neusa Cavalcante UnB
  • Eliel Santana da Silva Doutor, Universidade de Brasília
  • Márcia Urbano Troncoso Mestre, Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2017v2n3ID16567

Palavras-chave:

ensino de projeto, criatividade, abstração, lúdico, utopia.

Resumo

Propõe-se aqui uma reflexão sobre os mecanismos pedagógicos capazes de sensibilizar os estudantes de arquitetura, contribuindo tanto para conscientizá-los sobre seu futuro papel social como para desenvolver sua criatividade, requisitos fundamentais para fazer face às adversidades decorrentes de um mundo marcado por rápidas e profundas transformações. Acredita-se que um ensino mais lúdico, onde o projeto se apresente como um jogo de abstração, pode estimular os estudantes a sonharem com alternativas para mundo mais justo e fraterno, enquanto são preparados para responder, de forma adequada, às demandas de uma sociedade que se desenvolve em um cenário de imprevisibilidade. Uma estratégia diferenciada para as disciplinas iniciais do ensino de projeto de arquitetura, baseada em uma metodologia com conteúdos, instrumentos e objetivos bem delineados, pode ser uma aposta eficaz para estimular a autoconfiança e desenvolver e a utopia dos estudantes.

 

 

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Biografia do Autor

Neusa Cavalcante, UnB

Profa.Dra. UnB

Eliel Santana da Silva, Doutor, Universidade de Brasília

Doutor, Universidade de Brasília

Márcia Urbano Troncoso, Mestre, Universidade de Brasília

Mestre, Universidade de Brasília

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Publicado

18-12-2017

Como Citar

CAVALCANTE, N.; SANTANA DA SILVA, E.; TRONCOSO, M. U. PROJETOS COMO JOGOS DE CRIAÇÃO. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 35–46, 2017. DOI: 10.21680/2448-296X.2017v2n3ID16567. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16567. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ENSINO