ANÁLISE MULTICRITÉRIO DE PROJETOS EM MADEIRA EM NATAL/RN
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2017v2n3ID16571Palavras-chave:
Método, prática, processos, concepçãoResumo
A madeira pode ser a melhor alternativa para fomentar a sustentabilidade no meio da construção civil, em detrimento aos materiais convencionais. Esse artigo avalia dois estudos de caso de habitação em madeira localizados em Natal/RN sob uma abordagem multicritério. Os critérios consideram a pré-fabricação, modulação, racionalidade construtiva e a procedência das madeiras, organizados em forma de checklist, que orientou a coleta de informações por meio de entrevistas com os projetistas das edificações. Os dois casos foram selecionados de acordo com a disponibilidade dos entrevistados e o acesso a informação: Casa Bellini e HabtØ. A partir da análise foi possível identificar os obstáculos no processo de viabilização dos sistemas construtivos em madeira, avaliar as decisões projetuais no desenvolvimento das construções. Os resultados mostram que deve-se atentar ao preço da estrutura, qualidade da madeira (certificada, reflorestada ou tropical), condições de transporte (documentações necessárias, valores e tempo), o impacto ambiental e da relação de custo/benefício.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.