Orientação e mobilidade de pessoas com deficiência visual no transporte público: discussões através de grupo focal nacional

Autores

  • Carolina Stolf Silveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC
  • Marta Dischinger UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2017v2n3ID16575

Palavras-chave:

orientação e mobilidade, cegueira e baixa visão, grupo focal.

Resumo

Com o intuito de investigar o processo de orientação e mobilidade de pessoas com cegueira e baixa visão no uso do transporte público, em virtude de pesquisa de doutorado, criou-se um grupo de discussão online chamado “Acessibilidade e Transporte”, envolvendo pessoas de diversas regiões do Brasil. Através das discussões foi possível transcrever depoimentos sobre suas percepções e experiências no uso do transporte público de suas cidades e anseios perante as questões de acessibilidade espacial, principalmente de elementos que promovam a orientação e a independência do usuário. Como principais temas abordados cita-se: estratégias de orientação e deslocamento; utilização dos pisos e mapas táteis; cão guia; referenciais urbanos utilizados; e idealização de um sistema de informação acessível no transporte público urbano. Este artigo apresenta os principais resultados coletados no grupo acerca dos temas elencados, contribuindo para o conhecimento científico na área, bem como para futuras pesquisas, tendo em vista a escassez de informações e da coleta de opinião direta do usuário focal a nível nacional. O artigo reflete ainda sobre a importância de prover sistemas de transporte público acessíveis para garantir o direito de ir e vir de todos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Stolf Silveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC

Carolina Stolf Silveira é Arquiteta e Urbanista pela Sociedade Educacional de Santa Catarina em 2010 e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2012. Atualmente é Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo, com pesquisa em Sistemas Informativos ao usuário com deficiência visual aplicados ao Transporte Público Urbano (UFSC, 2013). Faz doutorado sanduíche na Katholieke Universiteit Leuven - KU Leuven na Bélgica. Tem desenvolvido pesquisas na relação ambiente x usuário, com o foco em Desenho Universal.

Downloads

Publicado

18-12-2017

Como Citar

SILVEIRA, C. S.; DISCHINGER, M. Orientação e mobilidade de pessoas com deficiência visual no transporte público: discussões através de grupo focal nacional. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 124–134, 2017. DOI: 10.21680/2448-296X.2017v2n3ID16575. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16575. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA