Orientação e mobilidade de pessoas com deficiência visual no transporte público: discussões através de grupo focal nacional
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2017v2n3ID16575Palabras clave:
orientação e mobilidade, cegueira e baixa visão, grupo focal.Resumen
Com o intuito de investigar o processo de orientação e mobilidade de pessoas com cegueira e baixa visão no uso do transporte público, em virtude de pesquisa de doutorado, criou-se um grupo de discussão online chamado “Acessibilidade e Transporte”, envolvendo pessoas de diversas regiões do Brasil. Através das discussões foi possível transcrever depoimentos sobre suas percepções e experiências no uso do transporte público de suas cidades e anseios perante as questões de acessibilidade espacial, principalmente de elementos que promovam a orientação e a independência do usuário. Como principais temas abordados cita-se: estratégias de orientação e deslocamento; utilização dos pisos e mapas táteis; cão guia; referenciais urbanos utilizados; e idealização de um sistema de informação acessível no transporte público urbano. Este artigo apresenta os principais resultados coletados no grupo acerca dos temas elencados, contribuindo para o conhecimento científico na área, bem como para futuras pesquisas, tendo em vista a escassez de informações e da coleta de opinião direta do usuário focal a nível nacional. O artigo reflete ainda sobre a importância de prover sistemas de transporte público acessíveis para garantir o direito de ir e vir de todos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.