ENTRE DIAGRAMAS E PROCESSOS - NOTAS SOBRE DISCURSOS, ENUNCIADOS E PRÁTICAS CONTEMPORÂNEAS

  • Ariadne Moraes Silva UFBA
Palavras-chave: diagramas, processos, teoria e crítica, arquitetura contemporânea

Resumo

Este trabalho faz parte de uma pesquisa de doutorado iniciada em 2011, com o propósito de inserir a discussão do diagrama enquanto dispositivo processual e virtual atualizado conceitualmente no campo da teoria e da crítica da arquitetura e do urbanismo, na interface da ciência, da arte e da filosofia. O diagrama não é tratado como uma ferramenta estática de representação, mas como uma máquina de forças que emerge como um instrumento incorporal e dinâmico de ação social, capaz de fomentar novos discursos, traduzir enunciados e problematizar a atual produção projetual. A partir da reconstituição do diagrama moderno, entre o abstracionismo e os procedimentos geométricos sistematizados por alguns arquitetos e pensadores nos últimos 40 anos, verifica-se a necessidade de constante atualização e ressignificação da própria função do papel do processo e da dimensão diagramática como rede aberta na contemporaneidade. Busca-se a ênfase na arquitetura como esquema, esboço, fluxos e experimentação, onde o modo de fazer torna-se tão emblemático quanto o produto final. E é nessa linha de fuga que o diagrama pode se transformar em uma máquina de resistência criativa frente aos modelos hegemônicos, incorporando novos saberes e práticas éticas, estéticas e políticas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariadne Moraes Silva, UFBA
Arquiteta pela FAUFBA (1998), Mestre em Arquitetura e Urbanismo na área de Procesos Urbanos Contemporâneos pelo PPG-AU/FAUFBA (2009), Doutora pela mesma instituição inserida na Linha de Pesquisa Teoria e Crítica da Arquitetura e do Urbanismo (2015), com Bolsa de Doutorado Sanduíche (PDSE/ CAPES) pelo Lab EA 4010: Arts des Images et Art Contemporain na Université Paris 8 Vincennes Saint-Denis (2013-2014) e professora da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projetos Arquitetônicos e Ensino de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos e processos de projeto, arquitetura e arte contemporânea, moda e interfaces, avaliação pós-ocupação, crítica de arquitetura e imagens da cidade. 
Publicado
30-08-2017
Como Citar
SILVA, A. M. ENTRE DIAGRAMAS E PROCESSOS - NOTAS SOBRE DISCURSOS, ENUNCIADOS E PRÁTICAS CONTEMPORÂNEAS. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, v. 2, n. 2, p. 36-51, 30 ago. 2017.
Seção
TEORIA E CONCEITO