ATELIÊ CA[Ó]TICO: UMA EXPERIÊNCIA DISCIPLINAR PARA DISCUSSÃO DA RELAÇÃO ENTRE SENTIDO E FORMA NA ARQUITETURA
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2017v2n1ID16594Palavras-chave:
Sentido e forma, desenho, abordagem projetual.Resumo
Este artigo apresenta uma análise acerca da realização de uma disciplina optativa denominada Ateliê CaÓtico, cuja proposta teve a estruturação definida por uma ementa pautada em uma abordagem projetual com ênfase na observação (relação com o lugar) e nas técnicas de desenho e colagem, como forma de expressão das ideias. Como objetivo geral, buscou estimular nos discentes a prática, no processo de concepção projetual, da percepção dos elementos construídos e sua relação com o entorno, a princípio, sem condicionantes preestabelecidos. Em termos de procedimentos metodológicos foram realizados encontros para apresentação e discussão dos referenciais teórico-conceituais utilizados nas atividades práticas; visitas aos locais selecionados para realização da atividade de experimentação do lugar e, posteriormente, atividades de ateliê tendo em vista a elaboração de propostas arquitetônicas para as referidas áreas, norteadas pela atividade de experimentação do lugar, tendo o croqui e as colagens como veículos de expressão das ideias; apresentação e discussão das propostas. A fala dos alunos, em atividade de avaliação da disciplina, em que se deixa claro a importância do ato de desenhar, planejar em grupo, observar no lugar, conseguir captar a dinâmica do lugar, permanecer no lugar, bem como, a possibilidade da construção de um espaço de debate para o desenvolvimento das propostas, propiciando uma maior liberdade de pensar e se expressar, não se tendo o rigor de etapas pré-estabelecidas, são constatações que, no nosso entender, confirmam o alcance dos objetivos propostos pela disciplina.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
08-10-2017
Como Citar
CAVALCANTE, E. S.; DO NASCIMENTO, J. C. ATELIÊ CA[Ó]TICO: UMA EXPERIÊNCIA DISCIPLINAR PARA DISCUSSÃO DA RELAÇÃO ENTRE SENTIDO E FORMA NA ARQUITETURA. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 44–55, 2017. DOI: 10.21680/2448-296X.2017v2n1ID16594. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16594. Acesso em: 18 nov. 2024.
Edição
Seção
ENSINO
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.