ATELIÊ CA[Ó]TICO: UMA EXPERIÊNCIA DISCIPLINAR PARA DISCUSSÃO DA RELAÇÃO ENTRE SENTIDO E FORMA NA ARQUITETURA

Autores

  • Eunádia Silva Cavalcante UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • José Clewton do Nascimento UFRN

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2017v2n1ID16594

Palavras-chave:

Sentido e forma, desenho, abordagem projetual.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise acerca da realização de uma  disciplina optativa denominada Ateliê CaÓtico,  cuja proposta teve a estruturação definida por uma ementa pautada em uma abordagem projetual com ênfase na observação (relação com o lugar) e nas técnicas de desenho e colagem, como forma de expressão das ideias. Como objetivo geral, buscou estimular nos discentes a prática, no processo de concepção projetual, da percepção dos elementos construídos e sua relação com o entorno, a princípio, sem condicionantes preestabelecidos. Em termos de procedimentos metodológicos foram realizados encontros para apresentação e discussão dos referenciais teórico-conceituais utilizados nas atividades práticas; visitas aos locais selecionados para realização da atividade de experimentação do lugar e, posteriormente, atividades de ateliê tendo em vista a elaboração de propostas arquitetônicas para as referidas áreas, norteadas pela atividade de experimentação do lugar, tendo o croqui e as colagens como veículos de expressão das ideias; apresentação e discussão das propostas. A fala dos alunos, em atividade de avaliação da disciplina, em que se deixa claro a importância do ato de desenhar, planejar em grupo, observar no lugar, conseguir captar a dinâmica do lugar, permanecer no lugar, bem como,  a possibilidade da construção de um espaço de debate para o desenvolvimento das propostas, propiciando uma maior liberdade de pensar e se expressar, não se tendo  o rigor de etapas pré-estabelecidas, são constatações que, no nosso entender, confirmam o alcance dos objetivos propostos pela disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eunádia Silva Cavalcante, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

DEPARTAMENTO DE ARQUITETURAE URBANISMO

PROJETO DE ARQUITETURA

José Clewton do Nascimento, UFRN

DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA

TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA

Downloads

Publicado

08-10-2017

Como Citar

CAVALCANTE, E. S.; DO NASCIMENTO, J. C. ATELIÊ CA[Ó]TICO: UMA EXPERIÊNCIA DISCIPLINAR PARA DISCUSSÃO DA RELAÇÃO ENTRE SENTIDO E FORMA NA ARQUITETURA. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 44–55, 2017. DOI: 10.21680/2448-296X.2017v2n1ID16594. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16594. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ENSINO