Ensino de projeto de arquitetura no limiar do século XXI

Desafios frente às dimensões ambiental e tecnológica

Autores

  • Paulo Afonso Rheingantz UFRJ (PROARQ)
  • Eduardo Grala da Cunha UFPel
  • Carlos Monteiro Krebs UFPel

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2016v1n1ID18367

Palavras-chave:

Projeto de Arquitetura; Ensino; Inovação

Resumo

Este artigo discute os efeitos da transformação das dimensões tecnológica e ambiental no ensino de projeto de arquitetura em
meio à transição instável e dinâmica Modernidade/Atualidade. Alinhado com o pensamento complexo e transdisciplinar de Morin
e com alguns fundamentos dos estudos ciência-tecnologia-sociedade, expõe a dissociação entre o ensino e a prática do projeto,
evidenciada no confronto entre documentos de referência dos arquitetos, as novas demandas normativas de qualidade e ecoeficiência
para concepção, projeto, execução e operação de edificações, e a fragmentação disciplinar dos currículos dos cursos de
arquitetura. Sugere retomar a proposta do Segundo Ateliê de Edward Allen, que se utilizada como prática situada e transdisciplinar,
poderia contribuir para transformar as relações, papéis e habilidades tecnológicas que se esperam dos alunos e arquitetos.

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Biografia do Autor

Paulo Afonso Rheingantz, UFRJ (PROARQ)

Professor da FAU-UFRJ

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Publicado

02-05-2016

Como Citar

RHEINGANTZ, P. A.; GRALA DA CUNHA, E.; MONTEIRO KREBS, C. Ensino de projeto de arquitetura no limiar do século XXI: Desafios frente às dimensões ambiental e tecnológica. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 12–25, 2016. DOI: 10.21680/2448-296X.2016v1n1ID18367. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/18367. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

ENSINO