Ensino de projeto de arquitetura no limiar do século XXI
Desafios frente às dimensões ambiental e tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2016v1n1ID18367Palavras-chave:
Projeto de Arquitetura; Ensino; InovaçãoResumo
Este artigo discute os efeitos da transformação das dimensões tecnológica e ambiental no ensino de projeto de arquitetura em
meio à transição instável e dinâmica Modernidade/Atualidade. Alinhado com o pensamento complexo e transdisciplinar de Morin
e com alguns fundamentos dos estudos ciência-tecnologia-sociedade, expõe a dissociação entre o ensino e a prática do projeto,
evidenciada no confronto entre documentos de referência dos arquitetos, as novas demandas normativas de qualidade e ecoeficiência
para concepção, projeto, execução e operação de edificações, e a fragmentação disciplinar dos currículos dos cursos de
arquitetura. Sugere retomar a proposta do Segundo Ateliê de Edward Allen, que se utilizada como prática situada e transdisciplinar,
poderia contribuir para transformar as relações, papéis e habilidades tecnológicas que se esperam dos alunos e arquitetos.
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