PROJETO DE PASSARELA PARA LIGAÇÃO ENTRE O PRÉDIO DOS LABORATÓRIOS DE ARQUITETURA E O PRÉDIO DO PPGAU NO CENTRO DE TECNOLOGIA DA UFRN

Autores

  • LIMA, Mônica Maria Fernandes de UFRN
  • SERRANO, Marcela Lemos Gomes Aguiar
  • SOUZA, Iran Luiz Seabra
  • LIMA, Sabrinny Rakel Silva de

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2019v4n2ID18417

Palavras-chave:

projeto de arquitetura; projeto paramétrico; passarela;

Resumo

Este artigo apresenta o resultado produzido pelo grupo 03 na disciplina ofertada no período 2019.1 ao Mestrado Profissional em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Oficina de projeto computacional - cujo enfoque foi a aprendizagem do desenho paramétrico através dos softwares Rhinoceros e Grasshopper aplicada ao projeto arquitetônico, tendo como produto final a proposta de projeto para uma passarela interligando o prédio dos laboratórios do curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo e o novo prédio em execução do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU). Dando início ao processo, o grupo fez análises de referências de projetos correlatos, seguido pela definição do conceito. Após esta etapa, foram realizados estudos diversos e elaboração da proposta em desenho paramétrico. Por fim, o grupo obteve o modelo 3D virtual parametrizado, o qual foi apresentado aos professores participantes da banca para análise e seleção da proposta vencedora, a ser executada em maquete física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

LIMA, Mônica Maria Fernandes de, UFRN

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (1985), mestrado em Engenharia Mecânica (1990) e doutorado em arquitetura e urbanismo (2017) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte . É professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Adequação Ambiental, atuou nos seguintes temas: arquitetura, desempenho térmico, clima quente e úmido, climatização e coberturas. Desenvolve estudos na área de Representação e Linguagem e ministra as disciplinas de Representação Gráfica desde 2005.

SERRANO, Marcela Lemos Gomes Aguiar

Arquiteta e urbanista formada pela UFRN em 2012.2, atualmente é mestranda no programa de Mestrado Profissional em Arquitetura, Projeto e Meio-ambiente – PPAPMA, também da UFRN. Vem atuando desde sua graduação na área de projetos para a iniciativa privada, como profissional liberal.

SOUZA, Iran Luiz Seabra

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduação Sanduíche pela Politécnico de Torino (POLITo) na Itália. Mestrando pelo Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na área de concentração Projeto, Morfologia e Tecnologia do Ambiente. Pós Graduando em Master em Arquitetura, Design de Interiores e Iluminação, pela Universidade Potiguar (UnP), 2018.1

LIMA, Sabrinny Rakel Silva de

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal da Paraíba em 2010. Possui experiência de trabalho na empresa INFRAERO Recife como Desenhista/Projetista. Possui experiência na área de interiores, desenho arquitetônico, desenho assistido por computador, AUTOCAD e Sketchup. Possui experiência como docente no curso de Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Juazeiro do Norte - FJN. Especialista em Design de Interiores pela Faculdade de Ciências Humanas - ESUDA. Atualmente trabalha como Arquiteta e Urbanista na Universidade Federal do Cariri - UFCA, em Juazeiro do Norte, e cursa Mestrado Profissional em Projeto, Arquitetura e Meio Ambiente, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Referências

ARCHDAILY. Experiência de construção em madeira em Valparaíso: estruturas estáveis de curvatura dupla a partir da linha reta. Disponível em: <http://www.archdaily.com.br/br/801330/experiencia-de-construcao-em-madeira-em-valparaiso-estruturas-estaveis-de-curvatura-dupla-a-partir-da-linha-reta> Acesso em 27 de maio de 2019.

GAZETA DO POVO. Construída há 18 anos, passarela que liga dois campi da UFPR teve inspiração lúdica. Disponível em: <https://www.gazetadopovo.com.br/haus/arquitetura/a-historia-passarela-ufpr-corta-linha-verde/> Acesso em 27 de maio de 2019.

TEDESCHI, Arturo. AAD Algorithms-aided Design: Parametric Strategies Using Grasshopper. Edição Le Penseur, Roma, 2014.

Downloads

Publicado

18-09-2019

Como Citar

FERNANDES DE LIMA, M. M.; LEMOS GOMES AGUIAR SERRANO, M.; SEABRA SOUZA, I. L.; SILVA DE LIMA, S. R. PROJETO DE PASSARELA PARA LIGAÇÃO ENTRE O PRÉDIO DOS LABORATÓRIOS DE ARQUITETURA E O PRÉDIO DO PPGAU NO CENTRO DE TECNOLOGIA DA UFRN. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 132–142, 2019. DOI: 10.21680/2448-296X.2019v4n2ID18417. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/18417. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

PRÁXIS