MODELAGEM PARAMÉTRICA
PROJETO DE UMA PASSAGEM COBERTA EM ESTRUTURA DE MADEIRA
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2019v4n2ID18425Palavras-chave:
Projeto arquitetônico. Modelagem paramétrica. Estrutura em madeira. Grasshopper.Resumo
Este artigo apresenta a proposta arquitetônica elaborada pela equipe que obteve o segundo lugar no concurso interno, intitulado Exercício de Concepção de um Elemento Arquitetônico, da disciplina Oficina de Projeto Computacional do Programa de Pós-graduação Profissional em Arquitetura, Projeto e Meio Ambiente da UFRN/Natal. O objetivo do concurso era projetar uma cobertura de forma complexa, que conectasse os prédios da graduação e da pós-graduação do curso de Arquitetura. Dentre as diretrizes e restrições impostas pelo enunciado do exercício, destacam-se a concepção em modelagem paramétrica, o uso da madeira como material principal, o recobrimento da estrutura em telha, a preservação da espécie arbórea existente e a escolha por materiais disponíveis na universidade. O conceito da proposta é reverter restrições em potencialidades, e o projeto reinterpreta uma técnica construtiva vernacular, a oca indígena, cuja estabilidade estrutural resulta do arqueamento de um pontalete fincado na terra. A ripa é o material escolhido para compor a estrutura arqueada. O uso do Grasshopper se constituiu numa alternativa aos processos projetuais tradicionais como croquis à mão livre, modelagem em softwares Sketchup, maquete e mockup. O benefício do programa reside na rapidez com que formas são geradas sem que, para isso, novos modelos sejam elaborados. Ele é uma mudança de paradigma em relação aos softwares CAD convencionais, pois o processo inicial de projeto se volta mais aos parâmetros que estabelecem a forma do que o próprio desenho da forma em si. A interoperabilidade do Grasshopper com programas de cálculo estrutural é outro aspecto relevante desse processo projetual.
Downloads
Referências
PORTOCARRERO, J. A. B. Tecnologia indígena em Mato Grosso: habitação. Cuiabá: Entrelinhas, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.