Entre o rio e a comunidade

anteprojeto de unidade básica da saúde em Belém/PA

Autores

  • Miriam de Farias Panet UFCG
  • Bruna Tejo Universidade Federal de Campina Grande
  • Matheus Luna Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2019v4n3ID19151

Palavras-chave:

ARQUITETURA BIOCLIMÁTICA, CONFORTO AMBIENTAL, BELÉM

Resumo

O processo projetual que obteve como produto final o anteprojeto de uma Unidade Básica de Saúde, localizada na cidade de Belém (PA), foi resultado de uma experiência acadêmica de interdisciplinaridade e colaboração mútua com os alunos do quarto período do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Campina Grande – CAU/UFCG, a partir da integração entre as disciplinas de Projeto de Arquitetura II (PA II), Planejamento da Paisagem I (PP I) e Conforto Ambiental II (CA II). As metodologias aplicadas às disciplinas, como:  avaliação pós ocupação (APO), estudo de projetos correlatos e a consultoria de especialistas - contribuíram não apenas para a concepção projetual, como, também, para o incentivo do senso crítico e questionador acerca do espaço e de suas respectivas apropriações. Ao final do processo foram selecionadas três propostas para representar o CAU/UFCG no concurso estudantil íbero-americano de arquitetura bioclimática na XI Bienal José Miguel Aroztegui, que ocorreu durante o ENCAC/ELACAC na cidade de João Pessoa/PB. O anteprojeto da Unidade Básica de Saúde intitulada “UBS Rio Guamá” foi selecionado como menção honrosa

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15.220-3: Desempenho térmico de edificações – Parte 3: Zoneamento bioclimático brasileiro e estratégias de condicionamento térmico passivo para habitações de interesse social. Rio de Janeiro, 2005b.

ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro: 2015.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Manual de Estrutura Física das Unidades Básicas de Saúde: saúde da família / Ministério da Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. 72p. (Série A, Normas e Manuais Técnicos).

FROTA, A. B.; SCHIFFER, S. R. Manual de Conforto térmico. São Paulo: Nobel, 1988.

GIVONI, Baruch. Climate considerations in building and urban design. New York: Van Nostrand Reinhold, 1998.

LABEEE. Laboratório de Eficiência Energética em Edificações da Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em: < https://www. http://www.labeee.ufsc.br/>. Acesso em 20 de outubro de 2019.

PROJETEEE. Projetando Edificações Energeticamente Eficientes. Disponível em: <http://projeteee.mma.gov.br/dados-climaticos/>. Acesso em 20 de outubro de 2019

REBELLO, Yopanan. A concepção estrutural e a arquitetura. São: Zigurate, 2000.

Downloads

Publicado

13-12-2019

Como Citar

DE FARIAS PANET, M.; TEJO, B.; LUNA, M. Entre o rio e a comunidade: anteprojeto de unidade básica da saúde em Belém/PA. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 133–139, 2019. DOI: 10.21680/2448-296X.2019v4n3ID19151. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/19151. Acesso em: 21 maio. 2022.

Edição

Seção

PRÁXIS