REFLEXÕES POLÍTICO-ECONÔMICAS E O ATELIER DE PROJETO DE ARQUITETURA EM TEMPOS DE PANDEMIA DO COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2021v6n1ID22910Palavras-chave:
Ensino de Projeto, Atelier de Projeto, Ensino Remoto, Arquitetura e UrbanismoResumo
Abordaremos a questão do ensino remoto de projeto de Arquitetura e Urbanismo em contexto de distanciamento social, inicialmente, numa perspectiva contextual, com ênfase na política e na economia. Em seguida resgataremos a noção de atelier de projeto, enquanto instrumento pedagógico presente no ensino de AU, fazendo um contraponto com esse momento atípico de ensino remoto no Brasil.
Downloads
Referências
WILDEROM, Mariana; ARANTES, Pedro Fiori. "Arquiteturas da distância: o que a pandemia pode revelar sobre o ensino de Arquitetura e Urbanismo". 02 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado 3 Out 2020. <https://www.archdaily.com.br/br/944738/arquiteturas-da-distancia-o-que-a-pandemia-pode-revelar-sobre-o-ensino-de-arquitetura-e-urbanismo> ISSN 0719-8906
ARAÚJO, Tereza Cristina Malveira de. Projetos Colaborativos. Experiências Interculturais na Formação do Arquiteto. Rio de Janeiro: UFRJ/ FAU, 2007. 204f. Tese (doutorado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-graduação em Arquitetura, 2007.
BRADY, Ross. "Seria o aprendizado online o futuro do ensino de arquitetura?" [Architecture Education is Unhealthy, Expensive, and Ineffective. Could Online Learning Change That?] 10 Mai 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado 3 Out 2020. <https://www.archdaily.com.br/br/884716/cursar-arquitetura-nao-e-saudavel-e-caro-e-ineficaz-a-aprendizagem-online-pode-mudar-isso> ISSN 0719-8906 ESPINAL, Hilda. Sobre futuras áreas de atuação (em tecnologia de arquitetura). Archdaily, 2018. Disponível em: <https://www.archdaily.com.br/br/886728/5-carreiras-emergentes-em-tecnologia-de-arquitetura-para-prestar-atencao-a-partir-de-2018?ad_medium=widget&ad_name=recommendation>.
MAHER, Mary Lou; SIMOFF, Simeon. Variations on the Virtual Design Studio. Department of Architectural and Design Science. University of Sydney, NSW, 2006. AUSTRÁLIA.
PORTER, Luis; MIGLIOLI, Viviana. La enseñanza de la arquitectura hoy, las limitaciones del modelo de taller de proyecto y las alternativas posibles. Arquitextos, São Paulo, año 18, n. 210.04, Vitruvius, nov. 2017 <https://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/18.210/6794>.
RÊGO, Maria Carmem Freire Diógenes; GARCIA, Tânia Cristina Meira. Ensino remoto e educação a distância são a mesma coisa? Material didático disponibilizado em capacitação na UFRN, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.