REFLEXÕES POLÍTICO-ECONÔMICAS E O ATELIER DE PROJETO DE ARQUITETURA EM TEMPOS DE PANDEMIA DO COVID-19

Autores/as

  • Heitor de Andrade Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2021v6n1ID22910

Palabras clave:

Ensino de Projeto, Atelier de Projeto, Ensino Remoto, Arquitetura e Urbanismo

Resumen

Abordaremos a questão do ensino remoto de projeto de Arquitetura e Urbanismo em contexto de distanciamento social, inicialmente, numa perspectiva contextual, com ênfase na política e na economia. Em seguida resgataremos a noção de atelier de projeto, enquanto instrumento pedagógico presente no ensino de AU, fazendo um contraponto com esse momento atípico de ensino remoto no Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Heitor de Andrade Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor Adjunto do Departamento de Arquitetura, UFRN; Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Projeto e Meio Ambiente, UFRN; Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, UFRN; e docente colaborador no Programa de Pós-Graduação em Design, UFCG.

Citas

WILDEROM, Mariana; ARANTES, Pedro Fiori. "Arquiteturas da distância: o que a pandemia pode revelar sobre o ensino de Arquitetura e Urbanismo". 02 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado 3 Out 2020. <https://www.archdaily.com.br/br/944738/arquiteturas-da-distancia-o-que-a-pandemia-pode-revelar-sobre-o-ensino-de-arquitetura-e-urbanismo> ISSN 0719-8906

ARAÚJO, Tereza Cristina Malveira de. Projetos Colaborativos. Experiências Interculturais na Formação do Arquiteto. Rio de Janeiro: UFRJ/ FAU, 2007. 204f. Tese (doutorado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-graduação em Arquitetura, 2007.

BRADY, Ross. "Seria o aprendizado online o futuro do ensino de arquitetura?" [Architecture Education is Unhealthy, Expensive, and Ineffective. Could Online Learning Change That?] 10 Mai 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado 3 Out 2020. <https://www.archdaily.com.br/br/884716/cursar-arquitetura-nao-e-saudavel-e-caro-e-ineficaz-a-aprendizagem-online-pode-mudar-isso> ISSN 0719-8906 ESPINAL, Hilda. Sobre futuras áreas de atuação (em tecnologia de arquitetura). Archdaily, 2018. Disponível em: <https://www.archdaily.com.br/br/886728/5-carreiras-emergentes-em-tecnologia-de-arquitetura-para-prestar-atencao-a-partir-de-2018?ad_medium=widget&ad_name=recommendation>.

MAHER, Mary Lou; SIMOFF, Simeon. Variations on the Virtual Design Studio. Department of Architectural and Design Science. University of Sydney, NSW, 2006. AUSTRÁLIA.

PORTER, Luis; MIGLIOLI, Viviana. La enseñanza de la arquitectura hoy, las limitaciones del modelo de taller de proyecto y las alternativas posibles. Arquitextos, São Paulo, año 18, n. 210.04, Vitruvius, nov. 2017 <https://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/18.210/6794>.

RÊGO, Maria Carmem Freire Diógenes; GARCIA, Tânia Cristina Meira. Ensino remoto e educação a distância são a mesma coisa? Material didático disponibilizado em capacitação na UFRN, 2020.

Publicado

25-01-2021

Cómo citar

SILVA, H. de A. REFLEXÕES POLÍTICO-ECONÔMICAS E O ATELIER DE PROJETO DE ARQUITETURA EM TEMPOS DE PANDEMIA DO COVID-19. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 168–173, 2021. DOI: 10.21680/2448-296X.2021v6n1ID22910. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/22910. Acesso em: 24 nov. 2024.