COLABORAÇÃO REMOTA NO PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO EM UM CONTEXTO DE ISOLAMENTO SOCIAL

  • Gabriela Celani Unicamp
Palavras-chave: Ensino de Projeto; Ensino Remoto; Colaboração

Resumo

Durante a pandemia da COVID19, tivemos de aprender a ensinar e a colaborar remotamente. Isso se mostrou particularmente desafiador no caso das disciplinas de projeto de Arquitetura e Urbanismo, em que tipicamente os alunos interagem em um grande atelier. Mas a colaboração remota em projetos não é um assunto novo. Desde o final dos anos 1990, já havia um interesse em aprofundar este método, tendo como motivação a internacionalização do ensino e do trabalho dos arquitetos, ampliando seus horizontes e sua visão de mundo. Neste artigo, são relatadas primeiramente algumas dessas primeiras experiências e, em seguida, a experiência da própria autora no ensino remoto em 2020. Espera-se que este relato contribua com um novo olhar para esta situação forçada - e muitas vezes incômoda - que estamos vivenciando, mas que pode ter alguns aspectos positivos que poderão ser mantidos no futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Celani, Unicamp
PPG_ATC/FEC/Unicamp

Referências

BEAMISH, A. Strategies for International Design Studios – Using Information Technologies for Collaborative Learning and Design. In: Salama, A. M. A., O’Reilly, W., Noschis, K. (Eds.). Architectural Education today – Cross-cultural perspectives. Lausanne: Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne. pp.133-142, 2002. Disponível em: https://books.google.com.br/. Acesso em: 26 de novembro de 2020.
BENTO, J.; DUARTE, J. P.; HEITOR, T.; HEITOR, M. V. Remote Collaborative Design: Cooperation in Engineering and Architecture. In: J. Bento, J. P. Duarte, M. V. Heitor, W. J. Mitchell (Eds.). Collaborative Design and Learning – Competence Building for Innovation. Westport: Praeger Publishers. pp.247-263, 2004. Disponível em: https://books.google.com.br/. Acesso em: 26 de novembro de 2020.
BENTO, J.; HEITOR, T.; DUARTE, J. P. Remote collaborative design: The Lisbon charrette experience. In: P. Conceição, D. Gibson, M. Heitor, G. Sirilli, F. Veloso (Eds.). Knowledge for inclusive development (Cap.4). Connecticut: Quorum Books, Greenwood Publishers. pp.93-110, 2002. Disponível em: https://books.google.com.br/. Acesso em: 26 de novembro de 2020.
CELANI, G. MIT-MIYAGI Workshop 2001 - An educational experiment with shape grammars and computer applications. International Journal of Design Computing, Key Centre of Design Computing, Faculty of Architecture, University of Sydney, Sydney, v. 3, p. 1-5, 2002. Disponível em: https://web.archive.org/web/20050322201055fw_/http:/www.arch.usyd.edu.au/kcdc/journal/vol3/celani/abstract.htm. Acesso em: 26 de novembro de 2020.
Publicado
25-01-2021
Como Citar
CELANI, G. COLABORAÇÃO REMOTA NO PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO EM UM CONTEXTO DE ISOLAMENTO SOCIAL. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, v. 6, n. 1, p. 163-167, 25 jan. 2021.