COLABORAÇÃO REMOTA NO PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO EM UM CONTEXTO DE ISOLAMENTO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2021v6n1ID23866Palabras clave:
Ensino de Projeto; Ensino Remoto; ColaboraçãoResumen
Durante a pandemia da COVID19, tivemos de aprender a ensinar e a colaborar remotamente. Isso se mostrou particularmente desafiador no caso das disciplinas de projeto de Arquitetura e Urbanismo, em que tipicamente os alunos interagem em um grande atelier. Mas a colaboração remota em projetos não é um assunto novo. Desde o final dos anos 1990, já havia um interesse em aprofundar este método, tendo como motivação a internacionalização do ensino e do trabalho dos arquitetos, ampliando seus horizontes e sua visão de mundo. Neste artigo, são relatadas primeiramente algumas dessas primeiras experiências e, em seguida, a experiência da própria autora no ensino remoto em 2020. Espera-se que este relato contribua com um novo olhar para esta situação forçada - e muitas vezes incômoda - que estamos vivenciando, mas que pode ter alguns aspectos positivos que poderão ser mantidos no futuro.
Descargas
Citas
BEAMISH, A. Strategies for International Design Studios – Using Information Technologies for Collaborative Learning and Design. In: Salama, A. M. A., O’Reilly, W., Noschis, K. (Eds.). Architectural Education today – Cross-cultural perspectives. Lausanne: Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne. pp.133-142, 2002. Disponível em: https://books.google.com.br/. Acesso em: 26 de novembro de 2020.
BENTO, J.; DUARTE, J. P.; HEITOR, T.; HEITOR, M. V. Remote Collaborative Design: Cooperation in Engineering and Architecture. In: J. Bento, J. P. Duarte, M. V. Heitor, W. J. Mitchell (Eds.). Collaborative Design and Learning – Competence Building for Innovation. Westport: Praeger Publishers. pp.247-263, 2004. Disponível em: https://books.google.com.br/. Acesso em: 26 de novembro de 2020.
BENTO, J.; HEITOR, T.; DUARTE, J. P. Remote collaborative design: The Lisbon charrette experience. In: P. Conceição, D. Gibson, M. Heitor, G. Sirilli, F. Veloso (Eds.). Knowledge for inclusive development (Cap.4). Connecticut: Quorum Books, Greenwood Publishers. pp.93-110, 2002. Disponível em: https://books.google.com.br/. Acesso em: 26 de novembro de 2020.
CELANI, G. MIT-MIYAGI Workshop 2001 - An educational experiment with shape grammars and computer applications. International Journal of Design Computing, Key Centre of Design Computing, Faculty of Architecture, University of Sydney, Sydney, v. 3, p. 1-5, 2002. Disponível em: https://web.archive.org/web/20050322201055fw_/http:/www.arch.usyd.edu.au/kcdc/journal/vol3/celani/abstract.htm. Acesso em: 26 de novembro de 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.