FRANK SVENSSON E O ENSINO DE PROJETO:

EXPERIÊNCIAS DA DESCOLONIZAÇÃO

Autores

  • Carlos Henrique Magalhâes de Lima Universidade de Brasília
  • Tamara Neres Universidade de Brasilia

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2022v7n2ID25486

Palavras-chave:

Frank Svensson, ensino de projeto, Luanda, Angola

Resumo

O propósito deste artigo é produzir uma análise sobre o pensamento e prática do ensino de projeto de arquitetura na trajetória de Frank Svensson. Para isso, privilegiamos o período em que lecionou na Universidade de Brasília em dois períodos: nos anos 1970 e após a reabertura política do país; e nos anos em que contribui para a formação do curso de arquitetura e urbanismo em Luanda, na Universidade Agostinho Neto, nos primeiros anos de independência angolana. O conhecimento do território e seu conteúdo material é característica marcante na trajetória pedagógica e de projeto em Svensson. Em ateliers, isso resulta em propostas assentadas na experiência coletiva, configuradas em torno de ações extensionistas, no conhecimento histórico como fonte informadora fundamental, e na percepção das formas sociais e seus desdobramentos no ato de projetar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AVERMAETE, T.; KARAKAYALI, Serhat; von OSTEN, Marion. Colonial Modern: Aesthetics of the Past, Rebellions for the Future. Londres: Black Dog Publishing, 2010.

CALABI, Donatella. História do Urbanismo europeu. São Paulo: Perspectiva, 2012

CORREIA, Maria Alice. O “patrimônio” do movimento moderno em Luanda (1950 –1975). Dissertação de Mestrado. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, 2012.

SVENSSON, Frank. Contribuição à estruturação do curso de arquitetura da faculdade de engenharia da universidade de Angola: considerações gerais.. Angola: [s. n.], 1981.

_____. Arquitetura, criação e necessidade. Brasília: EdUNB, 1992.

_____.. Arquitetura e conhecimento. Vol.1. Brasília: AURORA, 1994.

_____.. Arquitetura e conhecimento. Vol.2. Brasília: AURORA, 1995.

_____. Arquitetura e conhecimento. Vol.3. Brasília: AURORA, 1996.

_____. Arquitetura e conhecimento. Vol.4. Brasília: AURORA, 1996.

_____. Arquitetura e conhecimento. Vol.5. Brasília: AURORA, 1997.

_____. Arquitetura e conhecimento. Vol.6. Brasília: AURORA, 1998..

Downloads

Publicado

27-05-2022

Como Citar

MAGALHÂES DE LIMA, C. H.; NERES, T. FRANK SVENSSON E O ENSINO DE PROJETO: : EXPERIÊNCIAS DA DESCOLONIZAÇÃO. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 36–43, 2022. DOI: 10.21680/2448-296X.2022v7n2ID25486. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/25486. Acesso em: 1 out. 2022.