AMBIENTES EDUCADORES

concepção projetual para a Educação Infantil

Autores

  • Nébora Lazzarotto Modler Universidade Federal da Fronteira Sul/Campus Erechim/RS
  • Paulo Afonso Rheingantz
  • Rodrigo Saballa de Carvalho UFRGS
  • Yuri Potrich Zanatta UFFS
  • Stefani Daiprai Cerutti

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2022v7n1ID25769

Palavras-chave:

educação infantil, avaliação pós-ocupação, arquitetura escolar, percurso walkthrough

Resumo

Este artigo parte da premissa de que os ambientes construídos para a Educação Infantil podem ser intencionalmente planejados para atuarem como agentes educadores de bebês e crianças pequenas. Com base no estudo de caso de uma escola de Educação Infantil em Erechim/RS, a pesquisa teve por objetivo investigar as relações entre os ambientes (internos e externos) e a proposta pedagógica da instituição para, a partir delas, delinear algumas considerações sobre seus efeitos na concepção projetual de escolas infantis. A metodologia da pesquisa foi a Avaliação Pós-ocupação alinhada com a Abordagem Experiencial. A experiência de campo se desdobrou a partir de um Percurso Walkthrough, que evidenciou os efeitos da forma e da configuração das salas nos arranjos espaciais e na circulação das crianças. Observou-se que as características e disposição do mobiliário nas salas partem de uma intencionalidade pedagógica; que além das condições de conforto e bem-estar, as paredes, pisos, tetos e janelas podem (e devem) ser exploradas pedagogicamente; e que se concebido e configurado como um ambiente integrador, o pátio coberto atua como facilitador das brincadeiras e interações entre as crianças das diferentes faixas etárias. Enfim, os resultados confirmam a necessidade da concepção projetual atentar para a flexibilidade, de forma que os ambientes possam ser adaptados à abordagem pedagógica da escola e às propostas dos professores.

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Biografia do Autor

Nébora Lazzarotto Modler, Universidade Federal da Fronteira Sul/Campus Erechim/RS

Arquiteta e urbanista, Mestre em Engenharia Civil, Doutora em Arquitetura, professora adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim/RS.

Paulo Afonso Rheingantz

Arquiteto e urbanista, Doutor em Engenharia de Produção (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Pós-doutor no City and Regional Planning Department, California Polytechnic State University, San Luis Obispo - EUA, professor colaborador voluntário do Programa de Pós-graduação em Arquitetura, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Rodrigo Saballa de Carvalho, UFRGS

Licenciado em Pedagogia, Especialista em Gestão da Educação, Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Educação, Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu/UFRGS

Yuri Potrich Zanatta, UFFS

Arquiteto e Urbanista, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) - UFFS/Campi Chapecó e Erechim.

Stefani Daiprai Cerutti

Arquiteta e Urbanista

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Publicado

30-01-2022

Como Citar

MODLER, N. L.; RHEINGANTZ, P. A. .; CARVALHO, R. S. de; ZANATTA, Y. P.; CERUTTI, S. D. AMBIENTES EDUCADORES: concepção projetual para a Educação Infantil. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 56–70, 2022. DOI: 10.21680/2448-296X.2022v7n1ID25769. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/25769. Acesso em: 28 mar. 2024.