ENSINO DE PROJETO HABITANDO OS TERRITÓRIOS HABITADOS: DERIVA E CARTOGRAFIA

Autores

  • Helio Hirao UNESP-FCT
  • Alfredo Zaia Nogueira Ramos Toledo Centro Universitário
  • João Nunes UNESP

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2022v7n1ID25775

Palavras-chave:

deriva, cartografia, projeto de arquitetura

Resumo

Trata-se de uma experimentação de procedimento metodológico do ensino de projeto arquitetônico realizada no segundo ano do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNESP Campus de Presidente Prudente (2019), a partir da prática espacial de derivas e cartografias de forças e afetos, potencializando uma interlocução transversal com a disciplina de geomorfologia. A experimentação retarda o encontro com as analogias tipológicas para conceber as formas arquitetônicas, realizando uma imersão na tessitura das relações de afetos que atravessam os corpos (humano e arquitetônico). Afasta assim, dos procedimentos lineares e padronizados através da identificação e reconhecimento dos territórios que habitam o espaço. Desse modo, a proposta de elaboração de um centro comunitário em um bairro periférico de Presidente Prudente, SP, não buscou resolver seus problemas, mas ressingularizar práticas e afetos existentes, para potencializar o sentimento de pertencimento dos sujeitos com seu espaço, valorizando a transitoriedade da intervenção projetual de uma realidade em constante movimento e transformação, como também, projetando espaços indeterminados e flexíveis a serem determinados pelos sujeitos dos espaços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARERI, F. Walkscapes: o caminhar como prática estética. São Paulo: ed. GG, 2013

CERTEAU, M, A invenção do cotidiano: Artes de fazer. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 1998

DEBORD, G. Teoria da deriva. Revista IS n° 2, dez. 1958 In: JACQUES, P.O. (Org). Apologia da deriva. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 3d

DELEUZE, G. & GUATTARI, F. L’Anti-Oedipe. Paris: Minuit, 1972. Ed. Port.: O Anti- E?dipo. Tr. Varela, J.M. e Carrilho, M.M. Lisboa: Assi?rio e Alvim, edic?a?o s/d [1972].

______. Mil platôs. Vol. 1. São Paulo: Editora 34, 2019

EISENMAN, P. in ZAERA-POLO, Alejandro. Arquitetura em diálogo. São Paulo: Cosac Naify, 2015.

JACQUES, P. B. Apologia da deriva. Escritos situacionistas sobre a cidade. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003, p.13-39

LIMA, Z. O projeto como prática crítica: repensar o possível e o presente. Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP, v. 11, p. 90-101, 20 jun. 2002.

GUIZZO, I. Reativar territórios: o corpo e o afeto na questão do projeto participativo. Belo Horizonte: Quintal, 2019.

NORBERG-SCHULZ, C. Genius Loci: Towards a Phenomenology of Architecture. New York: Rizzoli, 1980.

PALLASMAA, J. Essências. São Paulo: Gustavo Gili, 2018

TSCHUMI, T. Concepto, Contexto, Contenido. In Arquine, Revista Internacional de Arquitectura y Diseño. Nº 34, 2005

ZUMTHOR P. Atmosferas: entorno arquitectônicos - as coisas que me rodeiam. Barcelona: Gustavo Gili, 2009

Downloads

Publicado

30-01-2022

Como Citar

HIRAO, H.; ZAIA NOGUEIRA RAMOS, A.; NUNES, J. . ENSINO DE PROJETO HABITANDO OS TERRITÓRIOS HABITADOS: DERIVA E CARTOGRAFIA. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 25–32, 2022. DOI: 10.21680/2448-296X.2022v7n1ID25775. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/25775. Acesso em: 2 nov. 2024.