ENSINO DE PROJETO HABITANDO OS TERRITÓRIOS HABITADOS: DERIVA E CARTOGRAFIA

Autores/as

  • Helio Hirao UNESP-FCT
  • Alfredo Zaia Nogueira Ramos Toledo Centro Universitário
  • João Nunes UNESP

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2022v7n1ID25775

Palabras clave:

deriva, cartografia, projeto de arquitetura

Resumen

Trata-se de uma experimentação de procedimento metodológico do ensino de projeto arquitetônico realizada no segundo ano do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNESP Campus de Presidente Prudente (2019), a partir da prática espacial de derivas e cartografias de forças e afetos, potencializando uma interlocução transversal com a disciplina de geomorfologia. A experimentação retarda o encontro com as analogias tipológicas para conceber as formas arquitetônicas, realizando uma imersão na tessitura das relações de afetos que atravessam os corpos (humano e arquitetônico). Afasta assim, dos procedimentos lineares e padronizados através da identificação e reconhecimento dos territórios que habitam o espaço. Desse modo, a proposta de elaboração de um centro comunitário em um bairro periférico de Presidente Prudente, SP, não buscou resolver seus problemas, mas ressingularizar práticas e afetos existentes, para potencializar o sentimento de pertencimento dos sujeitos com seu espaço, valorizando a transitoriedade da intervenção projetual de uma realidade em constante movimento e transformação, como também, projetando espaços indeterminados e flexíveis a serem determinados pelos sujeitos dos espaços.

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Publicado

30-01-2022

Cómo citar

HIRAO, H.; ZAIA NOGUEIRA RAMOS, A.; NUNES, J. . ENSINO DE PROJETO HABITANDO OS TERRITÓRIOS HABITADOS: DERIVA E CARTOGRAFIA. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 25–32, 2022. DOI: 10.21680/2448-296X.2022v7n1ID25775. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/25775. Acesso em: 25 nov. 2024.