O amor nos tempos do cólera

um relato de experiências didáticas interinstitucionais em meio à pandemia

Autores

  • Hugo Segawa Universidade de São Paulo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
  • Sérgio Moacir Marques Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Arquitetura
  • Fernando Diniz Moreira Universidade Federal de Pernambuco, Depto. de Arquitetura e Urbanismo, PPG em Desenvolvimento Urbano
  • Mônica Junqueira de Camargo Universidade de São Paulo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
  • Ivo Giroto Universidade de São Paulo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
  • Maria Luiza Macedo Xavier de Freitas Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU)

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2021v6n3ID26488

Palavras-chave:

ensino de arquitetura, pesquisa em arquitetura, arquitetura brasileira contemporânea, arquitetura moderna brasileira, ensino remoto

Resumo

O isolamento devido à pandemia Covid-19 no Brasil a partir de março de 2020 impôs desafios inéditos ao ensino: a falta de convivência social, fundamental à troca de ideias, e o ensino remoto como única alternativa para a superação do problema, para o qual docentes e discentes, até então não preparados para operá-lo, exigiram respostas rápidas. A experiência inédita de compartilhamento de uma disciplina reunindo cursos dos programas de pós-graduação da FAU/USP, do MDU/UFPE e do PROPAR/UFRGS, a partir dos antecedentes de cada um, levantou várias questões para contribuir para a discussão do ensino, da pesquisa e para a cultura arquitetônica. No âmbito didático-pedagógico, possibilitou uma rica troca entre docentes e discentes, questionando as práticas correntes e abrindo caminho para reflexões futuras; em relação ao conteúdo ampliou o leque de referências críticas e de obras arquitetônicas, impondo uma necessária revisão da historiografia. Muitas outras propostas se desencadearam no ensino superior para o enfrentamento da pandemia. Colocar em debate as estratégias adotadas e os resultados obtidos por esse tripé acadêmico pode estimular significativas mudanças no ensino de arquitetura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

As referências estão citadas ao longo do texto.

Downloads

Publicado

28-09-2021

Como Citar

SEGAWA, H.; MOACIR MARQUES, S. .; DINIZ MOREIRA, F.; JUNQUEIRA DE CAMARGO, M. .; GIROTO, I. .; MACEDO XAVIER DE FREITAS, M. L. O amor nos tempos do cólera: um relato de experiências didáticas interinstitucionais em meio à pandemia. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 08–23, 2021. DOI: 10.21680/2448-296X.2021v6n3ID26488. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/26488. Acesso em: 15 abr. 2024.