TELE-ESTUDO DE CASA

PROJETANDO ESPAÇO PARA APRENDIZAGEM UNIVERSITÁRIA TELEPRESENCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2023v8n2ID30443

Palavras-chave:

análise de projeto

Resumo

A pandemia desencadeada pelo vírus SARS-CoV-2 impactou diretamente a rotina de milhares de pessoas. Com a necessidade do isolamento e distanciamento social, muitas atividades externas foram levadas em grande demanda para dentro dos ambientes residenciais. As atividades educacionais presenciais, adotaram como alternativa à paralização o ensino remoto emergencial, desencadeando diversos desafios. Dentre eles o espacial, que envolve o morar e estudar em um mesmo ambiente, com impacto adicional do uso de tecnologias de informação e comunicação. A partir da experiência vivenciada ao longo de 2020 e 2021, apoiado em revisões bibliográficas, entrevistas com estudantes e análises de peças gráficas de plantas de divulgação imobiliária, este artigo discute e ilustra aspectos de projeto para espaços de tele-estudo em ambiente residencial, voltados para educação superior, sob o enfoque da flexibilidade. Os resultados apontam e ilustram atributos para a concepção de projeto, considerando diversidade de possibilidades da infraestrutura, com aplicação projetual comentada.

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Biografia do Autor

Priscilla Silva Loureiro, Universidade Vila Velha

Priscilla Silva Loureiro é graduada em Arquitetura e Urbanismo e Mestre em Engenharia Ambiental pela UFES, com doutorado em andamento em Arquitetura e Urbanismo pela FAU -USP. É Professora do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Vila Velha – ES, onde exerce também a função de coordenadora geral de graduação das áreas Humanas de Sociais. Colabora e coordena pesquisas sobretudo relacionadas a arquitetura, espaços interiores e habitação.

Any Santos Araújo, UVV - Universidade Vila Velha

Graduada em Arquitetura e Urbanismo. Pesquisadora voluntária sob orientação. 

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Publicado

24-05-2023

Como Citar

SILVA LOUREIRO, P.; SANTOS ARAÚJO, A. TELE-ESTUDO DE CASA: PROJETANDO ESPAÇO PARA APRENDIZAGEM UNIVERSITÁRIA TELEPRESENCIAL. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 156–171, 2023. DOI: 10.21680/2448-296X.2023v8n2ID30443. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/30443. Acesso em: 26 dez. 2024.