ARQUITETURA DE INTERIORES AMIGÁVEL A CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: ADAPTAÇÃO DE DORMITÓRIO

Autores

  • Lucas Barbosa da Silveira Rodrigues Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Robson Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense IFSUL
  • Isabela Andrade Universidade Federal de Pelotas UFPEL

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2023v8n3ID31437

Palavras-chave:

Autismo, Inclusão, Interiores, Ambiente construído

Resumo

Este trabalho foi constituído acerca da experiência de projetar a arquitetura de interiores de uma residência unifamiliar, com estrutura familiar composta por mãe, pai e filho, na qual este possui diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objeto de estudo trata-se do processo projetual de interiores para a reforma do dormitório infantil, que era subutilizado pela criança em decorrência das incompatibilidades do espaço físico com as suas características como criança e como pessoa com TEA. No processo de projeto, algumas soluções foram implementadas através de uma metodologia empática ao usuário e fundamentada na literatura que trata sobre autismo e desenvolvimento infantil. Como resultado desse processo, o dormitório reformado permitiu apropriação pela criança, o que representa um referencial de projeto de sucesso. Como as normas de acessibilidade das edificações não fazem luz sobre como projetar para autistas, este trabalho pode ser um auxílio para projetistas que necessitem conhecer modelos de projetos amigáveis às pessoas com TEA.

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Publicado

23-09-2023

Como Citar

BARBOSA DA SILVEIRA RODRIGUES, L.; OLIVEIRA DA SILVA, R.; FERNANDES ANDRADE, I. ARQUITETURA DE INTERIORES AMIGÁVEL A CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: ADAPTAÇÃO DE DORMITÓRIO. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 198–211, 2023. DOI: 10.21680/2448-296X.2023v8n3ID31437. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/31437. Acesso em: 19 dez. 2024.