DUAS EXPERIÊNCIAS NO ATELIÊ DE PROJETO

ENSINO REMOTO E PRESENCIAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2023v8n3ID31630

Palabras clave:

Metodologia de projeto arquitetônico, Ensino de Projeto arquitetônico, Experiência didática

Resumen

Este artigo trata de apresentar experiencias didáticas na disciplina projeto arquitetônico para estudantes do oitavo semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo. Apresentamos duas experiências, sendo uma delas toda desenvolvida no modo remoto o que nos fez criar uma metodologia específica para as aulas de projeto, envolvendo um passo a passo ilustrado, e outra no modo presencial. A disciplina propõe o desenvolvimento de um projeto de arquitetura com programa complexo. O tema proposto para o projeto foi um museu de arquitetura no bairro da Luz em São Paulo. Apresentamos o curso criado, fundamentação teórica, metodologia, exercícios e resultados. Adotou-se o ‘método da circulação’ como metodologia no processo de concepção do projeto. Os resultados demonstram que a metodologia adotada e o método sugerido para o processo de projeto resultaram em uma experiência bem-sucedida de ensino e aprendizagem com bons trabalhos dos estudantes. Também pode-se verificar e estabelecer relações entre o ensino remoto e presencial em disciplinas de projeto arquitetônico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Tagliari, Unicamp. FEC DAC PPGATC

Docente da graduação e pós-graduação FEC DAC Unicamp PPGATC.

Atua na área de Projeto de Arquitetura.

Felipe Corres Melachos, Unicamp

Docente e pesquisador da FECFAU Unicamp. Doutor e Mestre em Arquitetura. Arquiteto e Urbanista.

Citas

CARVALHO, A.C.; FAGGIN, C. São Paulo. Olhar os museus, olhar a cidade. São Paulo: Dialeto Latin American Documentary, 2012.

FISCHMANN, D.P. O projeto de museus no movimento moderno. Principais estratégias nas décadas 1930-60. Dissertação de Mestrado. Porto Alegre: UFRGS PROPAR, 2003.

FLORIO, W. Análise do processo de projeto sob a teoria cognitiva: sete dificuldades no atelier. Arquiteturarevista, V.7, N.2, pp.161-171, Jul/Dez2011.

GIROTO, I. Arquitetura de museus no Brasil contemporâneo: diálogos entre tempos e lugares, MIDAS [Online], 10 | 2019.

GRAEFF, E. A. Arte e técnica na formação do arquiteto. São Paulo: Fundação Vilanova Artigas/Stúdio Nobel, 1995.

GRAEFF, E. A. Edifício. São Paulo: Cadernos Brasileiros de Arquitetura - Projeto, 1976.

LAWSON, B. How designers think. London: The Architectural Press, 1980.

MASETTO, M. T. Aulas Vivas. São Paulo: MG Editores Associados, 1992.

CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO DO BRASIL; CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO DE SÃO PAULO (EDS.). Manual do arquiteto e urbanista. 1a edição ed. Brasília, Distrito Federal, Brazil: CAU/BR, Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasi, 2016.

MONEO, R. Apuntes sobre 21 obras. Barcelona; Gustavo Gilli, 2010.

MONEO, R. Davis Museum, Weslley College ¿Puede un edificio construirse desde la metáfora literaria? In: MONEO, R. (org.) Apuntes sobre 21 obras. Barcelona; Gustavo Gilli, 2010. p. 343-374.

MONTANER, J.M. Museu Contemporâneo. Lugar e discurso. Revista Projeto. São Paulo n144, pp 34-41, agosto 1991.

MONTANER, J.M. Museus para o novo século. Barcelona: Gustavo Gilli 1995.

PERRONE, R.A.C. VARGAS, H.C. Fundamentos de projeto: Arquitetura e Urbanismo. São Paulo: EdUSP, 2014.

SEGRE, R. Museus Brasileiros. Rio de Janeiro: Viana & Mosley, 2010.

SCHÖN, D. Educando o Professional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

SENNET, R. O Artíficie. Rio de Janeiro: Record, 2009.

TAGLIARI, A. Modelos conceituais de percurso e circulação no projeto de arquitetura. Revista 5% Arquitetura + Arte, São Paulo, ano 13, volume 1, número 16, 2018.

TAGLIARI, A. Circulação no Projeto de Arquitetura. Método da Circulação. Tese de Livre Docência. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo FECFAU, Unicamp. Campinas, 2022.

TAGLIARI, A. Uma abordagem criativa no ensino de projeto em arquitetura: O sistema de circulação como estruturador do partido. Seminário Inovações Curriculares. Campinas: Unicamp, 2019.

Publicado

23-09-2023

Cómo citar

TAGLIARI, A.; CORRES MELACHOS, F. DUAS EXPERIÊNCIAS NO ATELIÊ DE PROJETO: ENSINO REMOTO E PRESENCIAL. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 25–39, 2023. DOI: 10.21680/2448-296X.2023v8n3ID31630. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/31630. Acesso em: 17 may. 2024.