DUAS EXPERIÊNCIAS NO ATELIÊ DE PROJETO
ENSINO REMOTO E PRESENCIAL
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2023v8n3ID31630Palavras-chave:
Metodologia de projeto arquitetônico, Ensino de Projeto arquitetônico, Experiência didáticaResumo
Este artigo trata de apresentar experiencias didáticas na disciplina projeto arquitetônico para estudantes do oitavo semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo. Apresentamos duas experiências, sendo uma delas toda desenvolvida no modo remoto o que nos fez criar uma metodologia específica para as aulas de projeto, envolvendo um passo a passo ilustrado, e outra no modo presencial. A disciplina propõe o desenvolvimento de um projeto de arquitetura com programa complexo. O tema proposto para o projeto foi um museu de arquitetura no bairro da Luz em São Paulo. Apresentamos o curso criado, fundamentação teórica, metodologia, exercícios e resultados. Adotou-se o ‘método da circulação’ como metodologia no processo de concepção do projeto. Os resultados demonstram que a metodologia adotada e o método sugerido para o processo de projeto resultaram em uma experiência bem-sucedida de ensino e aprendizagem com bons trabalhos dos estudantes. Também pode-se verificar e estabelecer relações entre o ensino remoto e presencial em disciplinas de projeto arquitetônico.
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