A APROPRIAÇÃO DOS PATIOS ESCOLARES E A IMPORTÂNCIA PARA SEUS USUA´RIOS
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2024v9n1ID32047Palavras-chave:
Pátios escolares, Psicologia Ambiental, Apropriação, Santa MariaResumo
Este artigo tem como objeto de estudo o pátio escolar, um espaço para a socialização, trocas, convívio, explorações e experimentações, um subsistema de espaços livres de utilização cotidiana e coletiva. Consiste em uma análise da apropriação de pátios escolares por estudantes, considerando a importância para seus usuários. A pesquisa possui uma abordagem no estudo da relação pessoa-ambiente, considerando o aporte teórico da psicologia ambiental, e adota delineamento de métodos mistos, com a visão do pesquisador, através da visita exploratória, observação sistemática e mapa comportamental, e a visão do usuário com a entrevista estruturada e semiestruturada. A investigação ocorreu em três escolas particulares de ensino fundamental e médio do município de Santa Maria – RS. O resultado dos métodos e técnicas aplicados possibilitou compreender as necessidades dos usuários e entender o processo de apropriação e não-apropriação dos pátios escolares em diversas situações. Por meio desse conhecimento foram propostas recomendações para melhoria e maior apropriação do local, tais como, o replanejamento de implantação de brinquedos adequados para cada faixa etária, implantação de um maior número de mobiliários e projetos paisagísticos, entre outros essenciais para torná-lo mais adequado aos estudantes.
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