CRIANÇAS E PÁTIOS ESCOLARES

SIGNIFICADOS, VALORES E AFETIVIDADES

Autores

  • Nébora Lazzarotto Modler Universidade Federal da Fronteira Sul/Campus Erechim/RS https://orcid.org/0000-0003-1804-2367
  • Rodrigo Saballa de Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Paulo Afonso Rheingantz Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2024v9n2ID34370

Palavras-chave:

Arquitetura, Educação Infantil, Pátio escolar, Brincar livre, Significados Espaciais

Resumo

Neste estudo, parte-se do entendimento que o pátio escolar ao ar livre, enquanto espaço/tempo de interação das crianças pequenas com os elementos da natureza, contribui para a aprendizagem e desenvolvimento infantil. O presente artigo tem como objetivo apresentar as descobertas emergentes do trabalho de campo com as crianças do Pré A de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental localizada no Rio Grande do Sul (Brasil) a fim de discutir as relações envolvendo as crianças e o pátio escolar no contexto da Educação Infantil. Fundamentada em uma base teórica interdisciplinar e alinhada com a perspectiva vygotskyana da teoria sociocultural-histórica do desenvolvimento, a pesquisa visou mapear o que os pré-escolares apreciavam (ou não apreciavam) nos ambientes internos e externos de sua Escola de Educação Infantil para brincar e interagir, bem como apreender os significados, valores e afetividade expressos em suas vivências espaciais. A metodologia da pesquisa envolveu uma observação participante, utilizando um dispositivo de jogo da memória para mediar a interação com as crianças. As análises revelam que (a) o pátio externo constitui um território-lugar para as crianças, dada a multiplicidade de significados, valores e afetividades que emergiram de suas brincadeiras neste ambiente; (b) as crianças compartilham significados, valores e afetividades que se diferenciam do entendimento dos adultos; (c) as restrições espaço-temporais determinadas pelos adultos relacionadas com o acesso das crianças aos ambientes limitam o livre brincar delas.

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Biografia do Autor

Nébora Lazzarotto Modler, Universidade Federal da Fronteira Sul/Campus Erechim/RS

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2000); mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (PPGEC/ UFSM) (2007) e doutorado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROARQ/FAU/UFRJ) (2020). Atualmente é Professora Adjunta do Magistério Superior da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS/Campus Erechim/RS), com atuação no Curso de Arquitetura e Urbanismo nas áreas de canteiro experimental e de projeto arquitetônico com ênfase em sistemas estruturais, sistemas construtivos, conforto ambiental e arquitetura escolar. Na UFFS também tem atuado no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Processos e Produtos Criativos e suas Interfaces.

Rodrigo Saballa de Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação. Professor da área de Educação Infantil na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS. Líder do Grupo de Pesquisa em Linguagens, Currículo e Cotidiano de Bebês e Crianças Pequenas (CLIQUE). 

Paulo Afonso Rheingantz, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Arquiteto, mestre em Arquitetura e doutor em Engenharia de Produção (UFRJ), pós-doutorado no City and Regional Planning Department, Universidade Politécnica do Estado da, San Luis Obispo. Professor colaborador voluntário do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da UFRJ. Lidera o grupo de pesquisa Lugares e Paisagens (ProLUGAR).

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Publicado

21-05-2024

Como Citar

MODLER, N. L.; CARVALHO, R. S. de .; RHEINGANTZ, P. A. . CRIANÇAS E PÁTIOS ESCOLARES: SIGNIFICADOS, VALORES E AFETIVIDADES. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 77–92, 2024. DOI: 10.21680/2448-296X.2024v9n2ID34370. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/34370. Acesso em: 6 out. 2024.