CRIANÇAS E PÁTIOS ESCOLARES
SIGNIFICADOS, VALORES E AFETIVIDADES
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2024v9n2ID34370Palavras-chave:
Arquitetura, Educação Infantil, Pátio escolar, Brincar livre, Significados EspaciaisResumo
Neste estudo, parte-se do entendimento que o pátio escolar ao ar livre, enquanto espaço/tempo de interação das crianças pequenas com os elementos da natureza, contribui para a aprendizagem e desenvolvimento infantil. O presente artigo tem como objetivo apresentar as descobertas emergentes do trabalho de campo com as crianças do Pré A de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental localizada no Rio Grande do Sul (Brasil) a fim de discutir as relações envolvendo as crianças e o pátio escolar no contexto da Educação Infantil. Fundamentada em uma base teórica interdisciplinar e alinhada com a perspectiva vygotskyana da teoria sociocultural-histórica do desenvolvimento, a pesquisa visou mapear o que os pré-escolares apreciavam (ou não apreciavam) nos ambientes internos e externos de sua Escola de Educação Infantil para brincar e interagir, bem como apreender os significados, valores e afetividade expressos em suas vivências espaciais. A metodologia da pesquisa envolveu uma observação participante, utilizando um dispositivo de jogo da memória para mediar a interação com as crianças. As análises revelam que (a) o pátio externo constitui um território-lugar para as crianças, dada a multiplicidade de significados, valores e afetividades que emergiram de suas brincadeiras neste ambiente; (b) as crianças compartilham significados, valores e afetividades que se diferenciam do entendimento dos adultos; (c) as restrições espaço-temporais determinadas pelos adultos relacionadas com o acesso das crianças aos ambientes limitam o livre brincar delas.
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