ENSINO REMOTO DE PROJETO EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19

Reflexões sobre o que perdemos nos cursos de Arquitetura e Urbanismo

Autores

  • Josicler Orbem Alberton UFSM
  • Clarissa Squizani Manske Universidade Federal de Santa Maria
  • Federica de la Barrera Camelo UFSM
  • Luiz Miguel Cescon Cezar

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2025v10n1ID35620

Palavras-chave:

Arquitetura e Urbanismo; Ensino de Projeto; Pandemia de Covid-19; Ensino Remoto; Formação

Resumo

No ano de 2020, o ensino no meio acadêmico universitário modificou-se diante do contexto imposto pela Pandemia de Covid-19. A transição dos espaços educacionais para o ambiente doméstico alterou não apenas o local de trabalho, mas influenciou, também, os processos formativos. O enfoque deste trabalho ocorre nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, visando, principalmente, as disciplinas de ateliê de projeto, onde o contato entre professor – estudante e estudante – estudante, mostra-se como elemento inerente ao processo de aprendizagem. O objetivo é suscitar reflexões acerca do ensino de projeto no ambiente virtual imposto pela Pandemia de Covid-19, valorizando as vivências de professores e alunos. A metodologia inclui a formulação e interpretação de narrativas, assim como o diálogo teórico com autores que abordam conceitos relacionados aos processos formativos. Identificou-se duas categorias que direcionaram as discussões: a primeira está relacionada à comunicação no ensino de projeto e, a segunda, às vivências nos ambientes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo. Os resultados ressaltam que há um processo criativo específico que ocorre nos ateliês de projeto quando o docente orienta presencialmente o estudante e que a ausência dos alunos dentro dos cursos, nos anos de 2020 e 2021, provocou uma lacuna nos processos de formação. Assim, foi possível identificar o que é específico do ensino presencial e o que não é possível de ser realizado no ensino à distância.

Downloads

Biografia do Autor

Josicler Orbem Alberton, UFSM

mestre pela UFSC, doutora pela UFSM, Professora associada da Universidade Federal de Santa Maria

Clarissa Squizani Manske, Universidade Federal de Santa Maria

Arquiteta e urbanista, Mestre pela UFRGS, professora substituta na Universidade de Santa Maria

Federica de la Barrera Camelo, UFSM

Arquiteta e urbanista pela Universidade de Santa Maria

Luiz Miguel Cescon Cezar

Arquiteto e urbanista pela Universidade de Santa Maria

Referências

ALBERTON, J. O. O lugar da poética na docência de projeto nos cursos de Arqutietura e Urbanismo: Imaginário socie e educação. Tese (Doutorado). Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, 2021.

BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. 2ª Edição. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

DENCKER, Ada de Freitas Maneti; DA VIÁ, Sarah Chucid. Pesquisa empírica em ciências humanas: com ênfase em comunicação. Futura, 2001.

FERRY, Gilles. Pedagogia de la formación: Formação de formadores. Buenos Aires: Novedades Educativas, 1997.

GADAMER, Hans- Georg. Verdade e Método. 15ª Edição. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2015.

ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. Processo Formativo Docente. In: MOROSINI, Marilia Costa (Org.). Enciclopédia de Pedagogia Universitária. Glossário. Vo.2. Brasília: INEP/MEC, 2006. p.351 e 352.

LINARES I SOLER, Alfred. La Enseñanza de la arquitectura como poética. Barcelona: Ediciones Upc, 2006.

POLANYI, Michael. The Tacit Dimension. London: Routledge & Kegan Paul, 1967.

RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa 1: A intriga e a narrativa histórica. São Paulo: Editora WMF Martin Fontes, 2010.

VILELA, Rosana Brandão; RIBEIRO, Adenize; BATISTA, Nildo Alves. Nuvem de palavras como ferramenta de análise de conteúdo: Uma aplicação aos desafios do mestrado profissional em ensino na saúde. Millenium, No. 11 (2020): Série 2, n.º 11, 2020.

Downloads

Publicado

16-01-2025

Como Citar

ALBERTON, J. O.; MANSKE, C. S. .; CAMELO, F. de la B. .; CEZAR, L. M. C. . ENSINO REMOTO DE PROJETO EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19: Reflexões sobre o que perdemos nos cursos de Arquitetura e Urbanismo. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 17–30, 2025. DOI: 10.21680/2448-296X.2025v10n1ID35620. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/35620. Acesso em: 20 mar. 2025.