ENSINO REMOTO DE PROJETO EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19

Reflexões sobre o que perdemos nos cursos de Arquitetura e Urbanismo

Autores/as

  • Josicler Orbem Alberton UFSM
  • Clarissa Squizani Manske Universidade Federal de Santa Maria
  • Federica de la Barrera Camelo UFSM
  • Luiz Miguel Cescon Cezar

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2025v10n1ID35620

Palabras clave:

Arquitetura e Urbanismo; Ensino de Projeto; Pandemia de Covid-19; Ensino Remoto; Formação

Resumen

No ano de 2020, o ensino no meio acadêmico universitário modificou-se diante do contexto imposto pela Pandemia de Covid-19. A transição dos espaços educacionais para o ambiente doméstico alterou não apenas o local de trabalho, mas influenciou, também, os processos formativos. O enfoque deste trabalho ocorre nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, visando, principalmente, as disciplinas de ateliê de projeto, onde o contato entre professor – estudante e estudante – estudante, mostra-se como elemento inerente ao processo de aprendizagem. O objetivo é suscitar reflexões acerca do ensino de projeto no ambiente virtual imposto pela Pandemia de Covid-19, valorizando as vivências de professores e alunos. A metodologia inclui a formulação e interpretação de narrativas, assim como o diálogo teórico com autores que abordam conceitos relacionados aos processos formativos. Identificou-se duas categorias que direcionaram as discussões: a primeira está relacionada à comunicação no ensino de projeto e, a segunda, às vivências nos ambientes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo. Os resultados ressaltam que há um processo criativo específico que ocorre nos ateliês de projeto quando o docente orienta presencialmente o estudante e que a ausência dos alunos dentro dos cursos, nos anos de 2020 e 2021, provocou uma lacuna nos processos de formação. Assim, foi possível identificar o que é específico do ensino presencial e o que não é possível de ser realizado no ensino à distância.

Descargas

Biografía del autor/a

Josicler Orbem Alberton, UFSM

mestre pela UFSC, doutora pela UFSM, Professora associada da Universidade Federal de Santa Maria

Clarissa Squizani Manske, Universidade Federal de Santa Maria

Arquiteta e urbanista, Mestre pela UFRGS, professora substituta na Universidade de Santa Maria

Federica de la Barrera Camelo, UFSM

Arquiteta e urbanista pela Universidade de Santa Maria

Luiz Miguel Cescon Cezar

Arquiteto e urbanista pela Universidade de Santa Maria

Citas

ALBERTON, J. O. O lugar da poética na docência de projeto nos cursos de Arqutietura e Urbanismo: Imaginário socie e educação. Tese (Doutorado). Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, 2021.

BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. 2ª Edição. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

DENCKER, Ada de Freitas Maneti; DA VIÁ, Sarah Chucid. Pesquisa empírica em ciências humanas: com ênfase em comunicação. Futura, 2001.

FERRY, Gilles. Pedagogia de la formación: Formação de formadores. Buenos Aires: Novedades Educativas, 1997.

GADAMER, Hans- Georg. Verdade e Método. 15ª Edição. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2015.

ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. Processo Formativo Docente. In: MOROSINI, Marilia Costa (Org.). Enciclopédia de Pedagogia Universitária. Glossário. Vo.2. Brasília: INEP/MEC, 2006. p.351 e 352.

LINARES I SOLER, Alfred. La Enseñanza de la arquitectura como poética. Barcelona: Ediciones Upc, 2006.

POLANYI, Michael. The Tacit Dimension. London: Routledge & Kegan Paul, 1967.

RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa 1: A intriga e a narrativa histórica. São Paulo: Editora WMF Martin Fontes, 2010.

VILELA, Rosana Brandão; RIBEIRO, Adenize; BATISTA, Nildo Alves. Nuvem de palavras como ferramenta de análise de conteúdo: Uma aplicação aos desafios do mestrado profissional em ensino na saúde. Millenium, No. 11 (2020): Série 2, n.º 11, 2020.

Publicado

16-01-2025

Cómo citar

ALBERTON, J. O.; MANSKE, C. S. .; CAMELO, F. de la B. .; CEZAR, L. M. C. . ENSINO REMOTO DE PROJETO EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19: Reflexões sobre o que perdemos nos cursos de Arquitetura e Urbanismo. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 17–30, 2025. DOI: 10.21680/2448-296X.2025v10n1ID35620. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/35620. Acesso em: 21 mar. 2025.