MOBILIÁRIO ESCOLAR PARA CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL

Uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2025v10n1ID35950

Palavras-chave:

mobiliário escolar, paralisia cerebral, tecnologia assistiva, inclusão escolar

Resumo

O mobiliário escolar adaptado para crianças com Paralisia Cerebral tem sido uma demanda crescente. As áreas da Saúde, Ergonomia e Design formam uma equipe multidisciplinar para que um projeto de um produto inclusivo que satisfaça aspectos técnicos, funcionais e ergonômicos possa ser desenvolvido e a Tecnologia Assistiva é utilizada de diversas formas para realização de adaptações no mobiliário escolar de crianças com Paralisia Cerebral. Dessa forma, este artigo tem como objetivo apresentar a Revisão Sistemática da Literatura com o intuito de compreender como são os mobiliários que estão sendo utilizados para adequar a postura sentada de crianças com Paralisia Cerebral no contexto escolar. Foi utilizado como referência o checklist PRISMA para revisões sistemáticas, e após a aplicação de critérios de inclusão e exclusão, 8 artigos foram incluídos para análise. Os resultados apontaram para o uso crescente de materiais de baixo custo nas adaptações do mobiliário escolar para crianças com Paralisia Cerebral. Foi possível classificar os artigos encontrados em 4 grupos: a) Adaptações em mobiliários sem mesa de apoio; b) Adaptações em mobiliário com mesa de apoio; c) Adaptações em cadeira de rodas sem mesa de apoio; Adaptações em cadeira de rodas com mesa de apoio. Através dos dados obtidos, pode-se observar que diferentes adaptações podem ser realizadas em diversos tipos de mobiliário, respeitando as limitações físicas e funcionais da criança com Paralisia Cerebral.

Downloads

Biografia do Autor

Thalita Araújo, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Design da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Graduada em Terapeuta Ocupacional (UFPE), possui experiência na atuação com o público infantil e saúde mental. Pesquisadora dos temas: Tecnologia assistiva, Inclusão escolar e Ergonomia.

Juliana Fonsêca de Queiroz Marcelino, Universidade Federal de Pernambuco

Possui Graduação em Terapia ocupacional pela Universidade Federal de Pernambuco- UFPE (2000), Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco- UNICAP (2005), Especialização em Ergonomia pela UFPE (2008) e Doutorado em Design pela UFPE (2018). Atualmente é Professora Associada da UFPE, vinculada ao Curso de Graduação em Terapia Ocupacional, ao Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde- PRMIS do HC/Ebserh/UFPE (lato sensu) e ao Programa de Pós-graduação em Ergonomia- PPERGO (stricto sensu). Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Terapia Ocupacional, Inclusão Escolar, Desempenho Ocupacional de Crianças e Adolescentes, Ergonomia, Tecnologia Assistiva e Saúde da Mulher. Na Gestão, está atuando como vice- coordenadora formadora do PRMIS. Na Pesquisa e Inovação, atualmente coordena um projeto de pesquisa fomentado pela FACEPE, orienta Pibic e Pibitis e atua na mentoria técnica da Startup TEC Inclusiva. Lidera o Grupo de Pesquisa Ergonomia, Tecnologia Assistiva e Inovação em produtos e processos frente à Ocupação Humana.

Laura Bezerra Martins, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Desenho Industrial (1981) pela Universidade Federal de Pernambuco; Especialização em Enginyería Municipal (1992) pela Universitat Politècnica de Catalunya, Barcelona, Espanha; Master en Gestión Medio Ambiental (1994) pelo Instituto de Investigaciones Ecológicas, Málaga, Espanha; Doutorado em Arquitetura (1996) pela Universitat Politècnica de Catalunya, Barcelona, Espanha; Pós-Doutorado (CNPq, 2015-2016) na Universidade do Minho em parceria com a Universidade do Porto, Guimarães, Portugal. Professora Titular do Departamento de Design da Universidade Federal de Pernambuco UFPE. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Design - Doutorado e Mestrado Acadêmico - e do Programa de Pós-graduação em Ergonomia - Mestrado Profissional, da UFPE. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq e Coordenadora do Laboratório de Ergonomia e Design Universal (LABERGOdesign) da UFPE. Consultora ad hoc do CNPq. Membro do Conselho Editorial das revistas Estudos em Design (ISSN 0104-4229), Educação Gráfica (ISSN 1414-3895) e Revista Brasileira de Tradução Visual (ISSN 2176-9656). Desenvolve pesquisas nas áreas de ergonomia do ambiente construído, design universal, acessibilidade, sinalização, design da informação, tecnologia assistiva e produtos para pessoas com deficiência

Referências

ANGSUPAISAL, M., DIJKSTRA, L. J., LA BASTIDE-VAN GEMERT, S., VAN HOORN, J. F., BURGER, K., MAATHUIS, C. G. B., & HADDERS-ALGRA, M. Best seating condition in children with spastic cerebral palsy: One type does not fit all. Research in developmental disabilities, v. 71, p. 42–52, 2017.

ANGSUPAISAL, M; DIJKSTRA, L. J; LA BASTIDE-VAN GEMERT, S; VAN HOORN, J. F; BURGER, K.; MAATHUIS, C. G. B; HADDERS-ALGRA, M. Effects of forward tilted seating and foot-support on postural adjustments in children with spastic cerebral palsy: An EMG-study. European journal of paediatric neurology : EJPN : official journal of the European Paediatric Neurology Society, v. 23, n. 5, 723–732, 2019.

BARTON, C., BUCKLEY, J., SAMIA, P., WILLIAMS, F., TAYLOR, S. R., & LINDOEWOOD, R. The efficacy of appropriate paper-based technology for Kenyan children with cerebral palsy. Disability and Rehabilitation: Assistive Technology, v. 17, n. 8, p. 927–937, 2022.

BERSCH, R.; SCHIRMER, C. Tecnologia Assistiva no processo educacional. In.: BRASIL. Ministério da Educação. Ensaios pedagógicos: construindo escolas inclusivas: 1ª ed. Brasília: MEC, SEESP, 2005.

BONTOFT, M; PULLIN, G. What is an Inclusive Design Process? In: Clarkson, J., Coleman, R., Keates, S., Lebbon, C. (eds.) Inclusive Design: Design for the Whole Population, v. 30, p. 520–531. Springer, Heidelberg, 2003

BRACCIALLI, L. M. P.; MANZINI, E. J.; VILARTA, R. Influências do mobiliário adaptado na performance do aluno com paralisia cerebral espástica: considerações sobre a literatura especializada. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 7, n. 1, p. 25-33, 2001.

BRANDÃO, M. B.; OLIVEIRA, R. H. S.; MANCINI, M. C.. Functional priorities reported by parents of children with cerebral palsy: contribution to the pediatric rehabilitation process. Brazilian Journal of Physical Therapy, v. 18, n. 6, p. 563–571, nov. 2014.

BRASIL, Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Dispõe sobre a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 06 jul. 2015.

CARDOSO, C; KEATES, S; CLARKSON, J. Assessment for inclusive design. In: CLARKSON, J; COLEMAN, R; KEATES, S; LEBBON, C. Inclusive Design: Design for the whole population. Springer-Verlag London Ltd, p. 454-474, 2003.

CAVALCANTI, A.; GALVÃO, C.; CAMPOS, M. A. A. D. Cadeira de Rodas e Sistemas de Adequação Postural. In: CAVALCANTI, A.; GALVÃO, C. Terapia Ocupacional: Fundamentação e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p. 451-461, 2007.

CAVALCANTE, F.; MARTINEZ, C. Efeitos do uso de recursos de baixa tecnologia assistiva para crianças com paralisia cerebral no contexto da educação infantil. Apae Ciência, [S. l.], v. 11, n. 1, 2020.

CHENG, H. Y; LIEN, Y. J; YU, Y. C; JU, Y. Y; PEI, Y. C; CHENG, C. H; WU, D. B. The effect of lower body stabilization and different writing tools on writing biomechanics in children with cerebral palsy. Research in developmental disabilities, v. 34, n. 4, p. 1152–1159, 2013.

CHERNG, R.J; LIN, H.C; JU, Y.H; HO, C.S. Effect of seat surface inclination on postural stability and forward reaching efficiency in children with spastic cerebral palsy. Research in Developmental Disabilities, v. 30, n. 6, p.1420-1427, 2009.

CODGNO, F. T. DE O.; BRACCIALLI, A. C.; BRACCIALLI, L. M. P.. Mudança na Destreza Manual do Aluno com Paralisia Cerebral Frente ao Mobiliário Escolar Adequado. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 24, n. 4, p. 501–516, out. 2018.

CODOGNO, Franciane Teixeira de Oliveira. Influência do mobiliário na coordenação motora fina e no controle postural de alunos com paralisia cerebral. 2011. 139 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2011.

CUNHA, R.M.A; BOTELHO, A.C.G; SANTANA, R.G; SILVA, R.A.C; SILVA, M.Q.F; MOREIRA, M.C; SOUZA, A.E.S.P. O impacto da adequação postural em crianças com paralisa cerebral do tipo tetraplegia que utilizam cadeira de rodas. PIBIC/PIC. p.1-19, 2015.

GOMES, D; QUARESMA, M. O contexto do design inclusivo em projetos de produto: ensino, prática e aceitação. Anais do 12o. Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, p. 3143-3155, 2016.

HADDERS-ALGRA, M; VAN DER HEIDE, J.C; FOCK, J.M; STREMMELAAR, E; VAN EYKERN, L.A; OTTEN, B. Effect of Seat Surface Inclination on Postural Control During Reaching in Preterm Children With Cerebral Palsy. Physical Therapy, v. 87, n. 7, p. 861–871, 2007.

HIRATUKA, E.; MATSUKURA, T.S.; L. I., PFEIFER. Adaptação transcultural para o Brasil do Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS). Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos, v.14, n.6, nov./dez, 2010.

HOW, T. V; HWANG, A. S; GREEN, R. E. A; MIHAILIDIS, A. Envisioning future cognitive telerehabilitation technologies: a co-design process with clinicians. Disability and rehabilitation. Assistive technology, v. 12, n. 3, p. 244–261, 2017.

KURNE, S. A.; GUPTA, A. D. Impact of Long-term Use of Adaptive Seating Device among Children with Cerebral Palsy and their Families in Mumbai, India: A feasibility study. Disability, CBR & Inclusive Development, v. 27, n. 3, p. 118–131, 2016.

IIDA, I. Ergonomia- Projeto e Produção. Editora Edgard Blucher Ltda, 2021.

INTHACHOM, R; PRASERTSUKDEE, S; RYAN, S. E; KAEWKUNGWAL, J; LIMPANINLACHAT, S. Evaluation of the multidimensional effects of adaptive seating interventions for young children with non-ambulatory cerebral palsy. Disability and rehabilitation. Assistive technology, v. 16, n. 7, p. 780–788, 2021.

LANGE, M. L. Clinical changes as a result of dynamic seating in a young adult with cerebral palsy. Disability and Rehabilitation: Assistive Technology, v. 18, n. 7, p. 1101–1106, 2023.

LÖBACH, B. Design industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. s. l.: Edgar Blücher, 2001.

NEWELL, A. Inclusive design or assistive technology. In: CLARKSON, J; COLEMAN, R; KEATES, S; LEBBON, C. Inclusive Design: Design for the whole population. Springer-Verlag London Ltd, p. 172-181, 2003.

PAGE, M.J, MOHER, D, BOSSUYT, P.M, BOUTRON, I, HOFFMANN, T.C, MULROW CD. PRISMA 2020 explanation and elaboration: updated guidance and exemplars for reporting systematic reviews. BMJ. V. 372, n. 160, p.1–36, 2021.

ROCHA, A.N.D.C; DELIBERATO, D. Tecnologia assistiva para a criança com paralisia cerebral na escola: identificação das necessidades. Revista Brasileira De Educação Especial, v. 18; n. 1, p. 71-92, 2012.

ROSENBAUM, P. et al. A report: the definition and classification of cerebral palsy. Developmental Medicine and Child Neurology, v. 49, n. 2, p. 8-14. 2007.

SILVA, A. F.; CASTRO, A. L.; BRANCO, M. C. A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais: deficiência física. Brasília: Secretaria de Educação Especial, 2006.

SILVA, Juliana Souza de Jesus et al. AS CONTRIBUIÇÕES DA ERGONOMIA PARA A PRODUÇÃO DE UMA CADEIRA ADAPTADA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA. In: Simpósio de Engenharia de Produção da Região Nordeste (SEPRONe) & Simpósio de Engenharia de Produção do Vale do São Francisco (SEPVASF) - Juazeiro-BA, 2018.

VICTORIO, M.C. Cerebral Palsy. Merck Manual- Professional Version. Retrieved August 1, 2023 from https://www.merckmanuals.com/professional/pediatrics/neurologic-disorders-in-children/cerebral-palsy-cp?query=cerebral%20palsy, 2023.

Downloads

Publicado

16-01-2025

Como Citar

ARAÚJO, T.; FONSÊCA DE QUEIROZ MARCELINO, J.; BEZERRA MARTINS, L. . MOBILIÁRIO ESCOLAR PARA CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL: Uma revisão sistemática. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 160–173, 2025. DOI: 10.21680/2448-296X.2025v10n1ID35950. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/35950. Acesso em: 20 mar. 2025.