FÁBRICA DE IDEIAS E INOVAÇÃO
concepção arquitetônica com foco na estrutura de aço
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2024v9n3ID37367Palavras-chave:
concurso de projeto, arquitetura em aço, processo de projetoResumo
A construção em aço ainda é, em grande medida, um mito em algumas escolas de arquitetura. A formação brasileira, de modo geral, ainda é fortemente influenciada pelo modernismo, que tem no concreto armado a representação de material e sistema estrutural incontestáveis. Contudo, a contemporaneidade tenta romper as barreiras e difundir o uso de materiais alternativos. Uma das alternativas principais é o aço, que lança oportunidade de soluções mais diversas e ousadas, uma vez que possibilita uso de balanços, atirantamentos e vãos maiores. Este artigo tem como objetivo apresentar um projeto concebido em aço para o concurso do Centro Brasileiro da Construção em Aço, o CBCA, focando na apresentação do processo de projeto e da proposta as soluções arquitetônicas e estruturais utilizadas. O manuscrito mostra, ainda, os bastidores do que precisou ser preparado nas etapas da competição, revelando os principais desafios colocados à equipe de projeto.
Downloads
Referências
ARAÚJO, A. L. DE. Complexidade e Emergência, 2017. Campinas: Tese (Doutorado em Arquitetura)-Unicamp.
CBCA. Bases Administrativas e Técnicas. Disponível em: <https://www.cbca-acobrasil.org.br/arquitetura/edicoes-anteriores/edicao-12/>. .
CBCA. Nossos Concursos - CBCA. Disponível em: <https://www.cbca-acobrasil.org.br/site/concursos.php>. Acesso em: 18/8/2024.
CORDEIRO, A. L. DE M.; ROCHA, G. C. Conceber arquitetura com modelos virtuais: a relevância dos sistemas estruturais. In: A. L. de M. Cordeiro; G. da C. Rocha (Orgs.); Modelos em Arquitetura: Concepção e Documentação. p.314, 2017. João Pessoa: Editora da UFPB.
LAWSON, B. Como arquitetos e designers pensam. São Paulo: Oficina de textos, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 LINO LIMA ZAMBON DE MENDONÇA, BRUNA SUASSUNA, Verner Monteiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.