ESPAÇO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ABORDAGEM DE REGGIO EMILIA EM CONTEXTO PAULISTA
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2019v4n2ID18334Keywords:
arquitetura escolar; espaço e ensino infantil; pedagogia da escuta.Abstract
Este artigo relata uma investigação na área da Arquitetura e sua relação com a Pedagogia visando analisar o espaço físico de uma escola de educação infantil. Definiu-se tomar como referência as escolas do sistema de ensino italiano de Reggio Emilia, cujo principal educador é Loris Malaguzzi, devido à estreita relação com a arquitetura e com a cidade que o método estabelece. Com base no estudo de bibliografia especializada sobre as escolas de Reggio Emilia, no que se refere à origem da abordagem, à proposta pedagógica, à especificidade dos espaços das escolas e à relação com a comunidade, foram elencadas as necessidades programáticas, os elementos físicos e alguns aspectos de natureza qualitativa que dão base aos espaços das escolas. Na sequência, foi selecionada a Creche e Escola de Educação Infantil Almerinda Pereira Chaves (CEEIAPC), que pertence à Fundação Antonio Antonieta Cintra Gordinho (FAACG) e se localiza na cidade de Jundiaí, no estado de São Paulo, como estudo de caso da transposição da abordagem de Reggio Emilia a um contexto brasileiro. Foram feitas entrevistas e visita ao local para levantamento da linha adotada, dos espaços utilizados e das iniciativas tomadas pela escola para a adequação dos espaços pré-existentes à proposta pedagógica da creche.
PALAVRAS-CHAVE: arquitetura escolar; espaço e ensino infantil; pedagogia da escuta.
Downloads
References
BRUNER, J. Some specifications for a space to house a Reggio Preschool. In: CEPPI, G.; ZINI, M. Children, spaces, relations. Metaproject for an environment for young children. Cavriago: Grafiche Maffei, 2003.
CEPPI, G, ZINI, M. (org.). Children, spaces, relations. Metaproject for na environment for young children. Cavriago: Grafiche Maffei, 2003.
EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na Educação da Primeira Infância. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1999.
RETRILLO, A. The project dream. In: CEPPI, G.; ZINI, M. Children, spaces, relations. Metaproject for an environment for young children. Cavriago: Grafiche Maffei, 2003.
RINALDI, C. Staff development in Reggio Emilia. In: KATZ, L.G.; CESARONE, B. Reflections on the Reggio Emilia Approach. Pennsykvania: ERIC/EECE, 1994.
VECCHI, V. What kind of space for living well in school? In: CEPPI, G.; ZINI, M. Children, spaces, relations. Metaproject for an environment for young children. Cavriago: Grafiche Maffei, 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.