CONSTRUIR CONEXÕES COM O PASSADO, PENSAR CRIATIVAMENTE OS ESPAÇOS DO FUTURO
EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DE UM ESTÚDIO VIRTUAL INTERCULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2024v9n1ID34685Keywords:
estúdio virtual de projeto, ensino de projeto, intervenção no patrimônio construídoAbstract
O artigo centra-se na reflexão pedagógica de três aspectos relevantes na experiência docente e discente no IVADS 2023. A escolha destes três pontos objetivou formular uma crítica teórica a partir da prática do estúdio virtual, identificando os limites e complementariedades desta prática condensada em relação aos ateliês de projeto. Nos limites e desafios interculturais, são descritos os procedimentos e dificuldades de implementação pedagógica de um estúdio de projeto virtual em um contexto multicultural; no intervir no construído, são refletidos os dilemas contemporâneos de construir no construído, com o desenvolvimento de estratégias para a sua reabilitação contextualizada; e, por último, são pautados as constituições materiais, programáticas e espaciais, de modo transversal no projeto, a partir da extração, utilização e emprego da madeira no projeto arquitetônico. Metodologicamente, construiu-se a reflexão destes três pontos a partir da experiência dos professores, os relatos dos alunos e a justaposição das imagens que acompanharam gradualmente o desenvolvimento do projeto. As considerações finais do artigo apontam um amadurecimento metodológico dos discentes a partir da revisão de práticas cristalizadas nos ateliês de projeto, uma desconstrução e reconstrução do programa arquitetônico, para mirar no futuro uma cidade que considera seu passado e a constrói a partir de valores contemporâneos.
Downloads
References
DE GRACIA, F. Construir en lo Construido; La arquitectura como modificación. Madri: ed. Nerea, S.A., pp. 107.
BARROS LIMA. Arquitetura Vernacular Praieira. Recife Barros Lima, 2007.
DE LUNA, J. C. Ensaio projetual sobre um centro comunitário de cultura contemporânea. Trabalho de Conclusão de Curso. João Pessoa: UFPB, 2022.
Estúdio Paulo Alves. Disponível em https://pauloalves.com.br/. Acesso em 10 de novembro de 2023.
FELICIANO, A. M. ; LEITE, A. S. (orgs.). Memória, Arquitectura e Projecto, Reflexão e Propostas para uma reabilitação sustentada do Património Urbano e Arquitectónico. Lisboa : Ed. By the Book, 2016.
HUSSAIN, M.; WILKINSON, R. The Pursuit of comparative aesthetics: an interface between East and West. Aldershot: Ashgate Publishing Limited, 2006.
Portal Achdaily. Disponível em archdaily.com.br. Acesso em 10 de novembro de 2023.
PORTUGAL, A. C. Portal Turista Profissional. Disponível em: https://turistaprofissional.com/lx-factory-o-lado-cool-de-lisboa/ Acesso em 08 de Novembro de 2023
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÌBA. Projeto Pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo. João Pessoa : UFPB, 2012. Disponível em : https://ct.ufpb.br/ccau/contents/documentos/projeto-politico-pedagogico-ppc/ppc-2012-atualizado.pdf/view Acesso em 05 de novembro de 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Projeto Pedagógico : Curso de Graduação do Curso em Arquitetura e Urbanismo da UFPE. Recife : UFPE, 2016. Disponível em : https://www.ufpe.br/documents/863552/863575/ppc_arquitetura_rev_2016.pdf/87dc0c8a-79f7-46b6-9dab-a65f31f09914 Acesso em 06 de novembro de 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Dalton Bertini Ruas, Ana Marta Feliciano
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.