OBJETO E ESPAÇO: ANÁLISE DA PROPOSTA DE OSCAR NIEMEYER PARA O TEATRO MUNICIPAL DE UBERLÂNDIA

Autores/as

  • Letícia Maria Gonçalves Carvalho Universidade Federal de Uberlândia
  • Luis Eduardo Santos Borda Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2018v3n3ID16540

Palabras clave:

Oscar Niemeyer, Teatro Municipal de Uberlândia, Espaço, Lugar, Arquitetura Contemporânea, Movimento Moderno

Resumen

O presente trabalho é a tentativa de analisar as relações objeto/espaço presentes no projeto de Oscar Niemeyer para o Teatro Municipal de Uberlândia. A ideia é questionar se, mais próximo ao debate contemporâneo, Niemeyer trata o entorno enquanto lugar; ou seja, se busca requalificar os arredores do teatro; ou se, mais próximo ao raciocínio moderno, trata os arredores como espaço abstrato. Para proceder a esta análise a investigação recorre à leitura da Carta de Atenas, a textos críticos sobre o debate contemporâneo (Rivas Sanz, Lamas, etc) e a abordagens sobre a obra de Oscar Niemeyer. A metodologia da pesquisa consiste em entender, primeiramente, as diferenças de abordagem em relação ao lugar: de um lado a perspectiva modernista de renovação total do espaço urbano, de outro lado o pensamento contextualista contemporâneo. Entendida a diferença entre tais abordagens, procede-se à análise da proposta de Niemeyer. A conclusão é a de que a orientação urbanística que determina a proposta para o Teatro Municipal de Uberlândia é eminentemente modernista: Niemeyer pensa apenas em questões funcionais do edifício e na relação viária com a cidade, deixando de lado preocupações (contemporâneas) com a vitalidade urbana e com a requalificação do entorno imediato ao edifício.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Letícia Maria Gonçalves Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda do cusrso de Arquitetura e Urbanismo  pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design (FAUeD) da Universidade Federal de Uberlândia.

Luis Eduardo Santos Borda, Universidade Federal de Uberlândia

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (1984), mestre em História Social da Cultura pela Pontífica  Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC RJ (1994), doutor em Artes pela Universidade de São Paulo (2003) e realizou Pós-Doutorado pela Univerdade de São Paulo (2014). Atualmente, é professor Associado 4 da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e professor permanente do programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFU. Possui experiência na Área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente em: Arquitetura, Arte, Modernismo e Oscar Niemeyer

Citas

BENEVOLO, L. O último capítulo da Arquitectura Moderna. Lisboa: Edições 70, 1997.

BORDA, L.E. O Nexo da Forma-Oscar Niemeyer: da Arte Moderna ao Debate Contemporâneo.Tese de Doutorado.Escola de Comunicação e Artes (ECA)/USP. São Paulo, 2003.

BORDA, L.E. Oscar Niemeyer e o Debate Urbanístico. Pesquisa de Pós-Doutorado. Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo. FAU/USP, São Paulo,2014.

BRUAND, Y. Arquitetura Contemporânea no Brasil. 4. ed. São Paulo: Nova Perspectiva, 2008.

CAVALCANTE, L. Oscar Niemeyer: Trajetória e Produção Contemporânea 1936-2008. Curitiba, 2008.FUNDAÇÃO OSCAR NIEMEYER. Teatro Municipal de Uberlândia –Centro Cultural de Uberlândia. Disponível em: http://www.niemeyer.org.br/obra/pro307 Acessado em: 06 de agosto de 2017.

JACOBS, J. Morte e Vida das Grandes Cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2000.LAMAS, J. Morfologia Urbana e Desenho da Cidade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1992.

LE CORBUSIER. A Carta de Atenas. São Paulo: HUCITEC/EDUSP, 1993.

LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1980.

MONTANER, J.M. A Modernidade Superada: Arquitetura, Arte e o pensamento do século XX.Barcelona: Gustavo Gili, 2001.

PEREIRA, M.A. Arquitetura, texto e contexto: O discurso de Oscar Niemeyer. Brasília: Universidade de Brasília, 1997.

RIVAS SANZ, J.L.El Espaciocomo Lugar: Sobre la natureza de la forma urbana.Valladolid: Varona, 1992.

ROSSI, A. A Arquitetura da Cidade. 2. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

ROWE, C.; KOETTER, F. Ciudad Collage.Barcelona: Editorial Gustavo Gili, S.A, 1978.

SABOYA, R.; NETTO, V. M.; VARGAS, J. C. Fatores morfológicos da vitalidade urbana: uma investigação sobre o tipo arquitetônico e seus efeitos. Arquitextos -Vitruvius, v. 180.02, 2015.

SANZ, J.L.R. El Espacio como Lugar: Sobre la Naturaleza de laForma Urbana. Valladolid: Secretariado de Publicaciones, Universidad, D.L., 1992.

SILVA, F.T.B. Entre Retas e Curvas: realização de um documentário audiovisual sobre a história do Teatro Municipal de Uberlândia e seu papel na disseminação da cultura.Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação. Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.

ZEIN, R.V.Descubra os Sete Erros. Revista Projeto, Nº 120. São Paulo: Arco Editorial Ltda, 1989

Publicado

19-12-2018

Cómo citar

CARVALHO, L. M. G.; BORDA, L. E. S. OBJETO E ESPAÇO: ANÁLISE DA PROPOSTA DE OSCAR NIEMEYER PARA O TEATRO MUNICIPAL DE UBERLÂNDIA. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 128–136, 2018. DOI: 10.21680/2448-296X.2018v3n3ID16540. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16540. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

PESQUISA