OBJETO E ESPAÇO: ANÁLISE DA PROPOSTA DE OSCAR NIEMEYER PARA O TEATRO MUNICIPAL DE UBERLÂNDIA
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2018v3n3ID16540Palabras clave:
Oscar Niemeyer, Teatro Municipal de Uberlândia, Espaço, Lugar, Arquitetura Contemporânea, Movimento ModernoResumen
O presente trabalho é a tentativa de analisar as relações objeto/espaço presentes no projeto de Oscar Niemeyer para o Teatro Municipal de Uberlândia. A ideia é questionar se, mais próximo ao debate contemporâneo, Niemeyer trata o entorno enquanto lugar; ou seja, se busca requalificar os arredores do teatro; ou se, mais próximo ao raciocínio moderno, trata os arredores como espaço abstrato. Para proceder a esta análise a investigação recorre à leitura da Carta de Atenas, a textos críticos sobre o debate contemporâneo (Rivas Sanz, Lamas, etc) e a abordagens sobre a obra de Oscar Niemeyer. A metodologia da pesquisa consiste em entender, primeiramente, as diferenças de abordagem em relação ao lugar: de um lado a perspectiva modernista de renovação total do espaço urbano, de outro lado o pensamento contextualista contemporâneo. Entendida a diferença entre tais abordagens, procede-se à análise da proposta de Niemeyer. A conclusão é a de que a orientação urbanística que determina a proposta para o Teatro Municipal de Uberlândia é eminentemente modernista: Niemeyer pensa apenas em questões funcionais do edifício e na relação viária com a cidade, deixando de lado preocupações (contemporâneas) com a vitalidade urbana e com a requalificação do entorno imediato ao edifício.
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