ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO À DISTÂNCIA, REMOTO, HÍBRIDO
PARA ONDE QUEREMOS IR?
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2021v6n1ID23865Palabras clave:
Ensino; Arquitetura; UrbanismoResumen
Este trabalho é fruto da participação da autora na II Roda de Conversa Virtual, organizada pelo grupo de Pesquisa Projetar da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e ocorrida no dia 24 de setembro de 2020. O objetivo é apresentar um quadro das condições do ensino de graduação em Arquitetura e Urbanismo no Brasil.
A pandemia da Covid 19 expôs de forma irreversível as mazelas sociais brasileiras, a desigualdade e a falta de oportunidade a que milhares de estudantes estão submetidos, especialmente aqueles matriculados na extensa malha do ensino superior privado. Com ela, as aulas foram suspensas e o ensino remoto passou a ser uma realidade. Realidade esta que é preciso ver e rever a todo momento, visto que a cidade/sociedade real é o lugar por excelência de aprendizado para nossos alunos, pois não é possível formar Arquitetos e Urbanistas distantes da realidade socioespacial em que vivem.
Descargas
Citas
BELTRÃO. KAIZO. (org.). Evidências do ENADE e de outras fontes: mudanças no perfil do bacharel em arquitetura e urbanismo. Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio, 2020. 94 p. Disponível em: http://www.cesgranrio.org.br/pdf/Enade/1%20-%20RELATORIO%20DIGITAL%20DE%20ARQUITETURA%20E%20URBANISMO%20COMPLETO.pdf. Acesso em: 25 out. 2020.
BRASIL (A). INEP/MEC. (org.). CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: notas estatísticas 2017. Brasília: Inep, 2017. 28 p. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2018/censo_da_educacao_superior_2017-notas_estatisticas2.pdf. Acesso em: 25 mar. 2018.
BRASIL (B). INEP/MEC. (org.). Censo da Educação Superior: notas estatísticas 2019. Brasília: Inep, 2019. 32 p. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2020/Notas_Estatisticas_Censo_da_Educacao_Superior_2019.pdf. Acesso em: 10 jul. 2020.
BRASIL (C). DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS (DEED). (org.). Censo da Educação Superior: notas estatísticas 2018. Brasília: Inep, 2018. 44 p. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2019/censo_da_educacao_superior_2018-notas_estatisticas.pdf. Acesso em: 07 maio 2019.
INSTITUTO SEMESP (Brasil) (org.). Mapa do Ensino Superior no Brasil. 10. ed. São Paulo: Instituto Semesp, 2020. 192 p. Disponível em: https://www.semesp.org.br/mapa-do-ensino-superior/edicao-10/download/. Acesso em: 02 ago. 2020.
MONTEIRO, A. M. R. G. O ensino de Arquitetura e Urbanismo no Brasil: a expansão dos cursos no estado de São Paulo no período de 1995 a 2005. Tese (Doutorado) – Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Universidade Estadual de Campinas. Campinas. 2007. RIBA (Inglaterra) (org.).
RIBA COVID-19 STUDENT SURVEY: KEY FINDINGS: how is the crisis continuing to impact architecture students? read the findings from our covid-19 student survey. How is the crisis continuing to impact architecture students? Read the findings from our COVID-19 student survey. 2020. Disponível em: https://www.architecture.com/knowledge-and-resources/knowledge-landing-page/riba-covid-19-student-survey-key-findings. Acesso em: 15 nov. 2020. WILDEROM, Mariana; ARANTES, Pedro Fiori. Arquiteturas da distância: o que a pandemia pode revelar sobre o ensino de Arquitetura e Urbanismo. Archdaily Brasil, São Paulo, p. 1-16, 02 ago. 2020. Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/944738/arquiteturas-da-distancia-o-que-a-pandemia-pode-revelar-sobre-o-ensino-de-arquitetura-e-urbanismo. Acesso em: 03 ago. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.