ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO À DISTÂNCIA, REMOTO, HÍBRIDO

PARA ONDE QUEREMOS IR?

Autores

  • ANA MARIA REIS DE GOES MONTEIRO UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2021v6n1ID23865

Palavras-chave:

Ensino; Arquitetura; Urbanismo

Resumo

Este trabalho é fruto da participação da autora na II Roda de Conversa Virtual, organizada pelo grupo de Pesquisa Projetar da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e ocorrida no dia 24 de setembro de 2020. O objetivo é apresentar um quadro das condições do ensino de graduação em Arquitetura e Urbanismo no Brasil. 

A pandemia da Covid 19 expôs de forma irreversível as mazelas sociais brasileiras, a desigualdade e a falta de oportunidade a que milhares de estudantes estão submetidos, especialmente aqueles matriculados na extensa malha do ensino superior privado. Com ela, as aulas foram suspensas e o ensino remoto passou a ser uma realidade. Realidade esta que é preciso ver e rever a todo momento, visto que a cidade/sociedade real é o lugar por excelência de aprendizado para nossos alunos, pois não é possível formar Arquitetos e Urbanistas distantes da realidade socioespacial em que vivem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BELTRÃO. KAIZO. (org.). Evidências do ENADE e de outras fontes: mudanças no perfil do bacharel em arquitetura e urbanismo. Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio, 2020. 94 p. Disponível em: http://www.cesgranrio.org.br/pdf/Enade/1%20-%20RELATORIO%20DIGITAL%20DE%20ARQUITETURA%20E%20URBANISMO%20COMPLETO.pdf. Acesso em: 25 out. 2020.

BRASIL (A). INEP/MEC. (org.). CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: notas estatísticas 2017. Brasília: Inep, 2017. 28 p. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2018/censo_da_educacao_superior_2017-notas_estatisticas2.pdf. Acesso em: 25 mar. 2018.

BRASIL (B). INEP/MEC. (org.). Censo da Educação Superior: notas estatísticas 2019. Brasília: Inep, 2019. 32 p. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2020/Notas_Estatisticas_Censo_da_Educacao_Superior_2019.pdf. Acesso em: 10 jul. 2020.

BRASIL (C). DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS (DEED). (org.). Censo da Educação Superior: notas estatísticas 2018. Brasília: Inep, 2018. 44 p. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2019/censo_da_educacao_superior_2018-notas_estatisticas.pdf. Acesso em: 07 maio 2019.

INSTITUTO SEMESP (Brasil) (org.). Mapa do Ensino Superior no Brasil. 10. ed. São Paulo: Instituto Semesp, 2020. 192 p. Disponível em: https://www.semesp.org.br/mapa-do-ensino-superior/edicao-10/download/. Acesso em: 02 ago. 2020.

MONTEIRO, A. M. R. G. O ensino de Arquitetura e Urbanismo no Brasil: a expansão dos cursos no estado de São Paulo no período de 1995 a 2005. Tese (Doutorado) – Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Universidade Estadual de Campinas. Campinas. 2007. RIBA (Inglaterra) (org.).

RIBA COVID-19 STUDENT SURVEY: KEY FINDINGS: how is the crisis continuing to impact architecture students? read the findings from our covid-19 student survey. How is the crisis continuing to impact architecture students? Read the findings from our COVID-19 student survey. 2020. Disponível em: https://www.architecture.com/knowledge-and-resources/knowledge-landing-page/riba-covid-19-student-survey-key-findings. Acesso em: 15 nov. 2020. WILDEROM, Mariana; ARANTES, Pedro Fiori. Arquiteturas da distância: o que a pandemia pode revelar sobre o ensino de Arquitetura e Urbanismo. Archdaily Brasil, São Paulo, p. 1-16, 02 ago. 2020. Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/944738/arquiteturas-da-distancia-o-que-a-pandemia-pode-revelar-sobre-o-ensino-de-arquitetura-e-urbanismo. Acesso em: 03 ago. 2020.

Downloads

Publicado

25-01-2021

Como Citar

REIS DE GOES MONTEIRO, A. M. ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO À DISTÂNCIA, REMOTO, HÍBRIDO: PARA ONDE QUEREMOS IR?. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 157–162, 2021. DOI: 10.21680/2448-296X.2021v6n1ID23865. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/23865. Acesso em: 29 mar. 2024.