ATELIER VIRTUAL INTERNACIONAL DE PROJETO DE ARQUITETURA – IVADS 2021
DOI:
https://doi.org/10.21680/2448-296X.2022v7n1ID27893Palabras clave:
Projeto; Arquitetura Emergencial; Abrigo temporárioResumen
O texto apresenta a experiência didática multiinstitucional de um atelier totalmente virtual de projeto de arquitetura, promovido pelo Grupo Projetar/UFRN e o CIAUD/ULisboa, realizado na sequência do 10º Seminário Internacional PROJETAR Lisboa 2021. O International Virtual Architectural Design Studio - IVADS 2021 - teve como tema a concepção de um módulo habitacional para situações emergenciais/de catástrofes, desenvolvido por equipes mistas de estudantes de 4 instituiçoes brasileiras (UFRN, UFPB, Unicamp e IFSP) e uma estrangeira (FAULisboa).
Descargas
Citas
ARAÚJO, T. Projetos Colaborativos. Experiências interculturais na formação do arquiteto. Rio de Janeiro: Proarq/UFRJ. Tese de Doutorado, 2007.
CELANI, G.. Colaboração remota no projeto de arquitetura e urbanismo em um contexto de isolamento social. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, v. 6, n. 1, p.163-167, 25 jan. 2021.
MITCHELL, W. Challenges and Opportunities for Remote Collaborative Design, In: Massachusetts Institute of Technology, 2004.
MEDEIROS, R.; VELOSO, M. Potencialidades e limites do ensino remoto de projeto de arquitetura: a experiência de uma oficina virtual em contexto de pandemia. 10º Seminário Internacional Projetar Lisboa 2021. In: Livro de Atas; ARQUITETURA, CIDADE E PAISAGEM: PROJETAR EM CONTEXTO DE CRISE - Novos Desafios para o Ensino, a Pesquisa e a Prática da Arquitetura. Lisboa, CIAUD/FAULisboa, 2021. ISBN: 978-989-53462-0-2.
MONTEIRO, A. G. Ensino de Arquitetura e Urbanismo à distância, remoto, híbrido: para onde queremos ir? Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, v. 6, n. 1, p. 157- 162, 25 jan. 2021.
VÁSQUEZ DE VELASCO, G. et al. Taller Virtual de Las Américas: Análisis, Síntesis y Propuesta de Desarrollo en Ambientes Multiusuarios Interactivos. In: Congresso Íbero Americano de Gráfica Digital, SIGraDi: Anais, Santiago, 2006.
VELOSO, M. Novas Pedagogias do Projeto de Arquitetura face aos desafios do século XXI. Brasília/Natal, CNPq, Processo nº 308931/2018-1, 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual segundo a qual é permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir, separadamente, contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.