ATELIER VIRTUAL INTERNACIONAL DE PROJETO DE ARQUITETURA – IVADS 2021

Autores/as

  • Maísa Veloso Editora-Chefe Revista PROJETAR CT/UFRN

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2022v7n1ID27893

Palabras clave:

Projeto; Arquitetura Emergencial; Abrigo temporário

Resumen

O texto apresenta a experiência didática multiinstitucional de um atelier totalmente virtual de projeto de arquitetura, promovido pelo Grupo Projetar/UFRN e o CIAUD/ULisboa, realizado na sequência do 10º Seminário Internacional PROJETAR Lisboa 2021. O International Virtual Architectural Design Studio - IVADS 2021 - teve como tema a concepção de um módulo habitacional para situações emergenciais/de catástrofes, desenvolvido por equipes mistas de estudantes de 4 instituiçoes brasileiras (UFRN, UFPB, Unicamp e IFSP) e uma estrangeira (FAULisboa).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maísa Veloso, Editora-Chefe Revista PROJETAR CT/UFRN

Maísa Veloso é professora titular da UFRN. Atua na área de Projeto de Arquitetura e Urbanismo. Coordena o Grupo de Pesquisa PROJETAR, fundador do evento e da Revista de mesmo nome.

Citas

ARAÚJO, T. Projetos Colaborativos. Experiências interculturais na formação do arquiteto. Rio de Janeiro: Proarq/UFRJ. Tese de Doutorado, 2007.

CELANI, G.. Colaboração remota no projeto de arquitetura e urbanismo em um contexto de isolamento social. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, v. 6, n. 1, p.163-167, 25 jan. 2021.

MITCHELL, W. Challenges and Opportunities for Remote Collaborative Design, In: Massachusetts Institute of Technology, 2004.

MEDEIROS, R.; VELOSO, M. Potencialidades e limites do ensino remoto de projeto de arquitetura: a experiência de uma oficina virtual em contexto de pandemia. 10º Seminário Internacional Projetar Lisboa 2021. In: Livro de Atas; ARQUITETURA, CIDADE E PAISAGEM: PROJETAR EM CONTEXTO DE CRISE - Novos Desafios para o Ensino, a Pesquisa e a Prática da Arquitetura. Lisboa, CIAUD/FAULisboa, 2021. ISBN: 978-989-53462-0-2.

MONTEIRO, A. G. Ensino de Arquitetura e Urbanismo à distância, remoto, híbrido: para onde queremos ir? Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, v. 6, n. 1, p. 157- 162, 25 jan. 2021.

VÁSQUEZ DE VELASCO, G. et al. Taller Virtual de Las Américas: Análisis, Síntesis y Propuesta de Desarrollo en Ambientes Multiusuarios Interactivos. In: Congresso Íbero Americano de Gráfica Digital, SIGraDi: Anais, Santiago, 2006.

VELOSO, M. Novas Pedagogias do Projeto de Arquitetura face aos desafios do século XXI. Brasília/Natal, CNPq, Processo nº 308931/2018-1, 2019.

Publicado

30-01-2022

Cómo citar

VELOSO, M. ATELIER VIRTUAL INTERNACIONAL DE PROJETO DE ARQUITETURA – IVADS 2021. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 134–137, 2022. DOI: 10.21680/2448-296X.2022v7n1ID27893. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/27893. Acesso em: 25 nov. 2024.