SENSIBILIZANDO PARA A ACESSIBILIDADE

Análise de uma experiência acadêmica com aprendizagem ativa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/2448-296X.2025v10n3ID37476

Palabras clave:

pessoa com deficiência, prática projetual, usuário, vivência, percepção discente

Resumen

A acessibilidade no ambiente construído é tema central no ensino de projeto de arquitetura, com o intuito de promover espaços mais inclusivos e adequados a todas as pessoas. Contudo, o desenvolvimento de métodos de aprendizagem ativa e de conscientização são necessários para lidar com a complexidade que envolve a concretização desse assunto. O artigo teve como objetivo geral compreender o processo de reflexão sobre o tema da acessibilidade no ambiente construído e de sensibilização em relação às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, a partir de uma experiência acadêmica. Os procedimentos metodológicos envolveram a realização de uma vivência de acessibilidade com aplicação de um questionário e análise de dados quanti-qualitativa a partir de: Nuvem de Palavras, Análise de Similitude, Análise Fatorial de Correspondência e Classificação Hierárquica Descendente. Os resultados apresentam a relevância e a conexidade de temas chave entre problemas e sensações; as especificidades de grupos com diferentes simuladores empáticos; e a determinação de classes de associações significativas frente à importância de variáveis percebidas mediante experiência de sensibilização sobre o tema da acessibilidade. Os achados reforçam a importância de integrar práticas de sensibilização e métodos de aprendizagem ativa no ensino de arquitetura. A experiência acadêmica analisada neste estudo demonstra que, ao envolver os estudantes de maneira ativa e reflexiva, é possível fomentar uma maior conscientização e compromisso com a inclusão, preparando-os melhor para enfrentar os desafios da prática projetual voltada para todos os usuários.

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Biografía del autor/a

Diogo Gomes Pereira BATISTA , Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal da Paraíba

Bruna Ramalho SARMENTO , Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Arquitetura e Urbanismo, docente do  Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal da Paraíba

Angelina Dias Leão COSTA , Universidade Federal da Paraíba

Arquiteta e urbanista, Mestre em Arquitetura e Urbanismo, Doutora em Engenharia Civil, docente do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal da Paraíba. 

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Publicado

18-09-2025

Cómo citar

BATISTA , Diogo Gomes Pereira; SARMENTO , Bruna Ramalho; COSTA , Angelina Dias Leão. SENSIBILIZANDO PARA A ACESSIBILIDADE: Análise de uma experiência acadêmica com aprendizagem ativa . Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 23–38, 2025. DOI: 10.21680/2448-296X.2025v10n3ID37476. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/37476. Acesso em: 5 dic. 2025.