A DISTOPIA DE BLACK MIRROR E OS DIAS ATUAIS: USO DO EPISÓDIO “HATED IN THE NATION” NO ENSINO DE BIOTECNOLOGIA
Resumo
Quando bem direcionadas, as tecnologias em sala de aula oportunizam a facilitação do processo de ensino e aprendizagem. Logo, no atual cenário, é indispensável se pensar nas mídias educativas digitais no momento do planejamento escolar, tendo em vista que esse se tornou o principal veículo na continuação das aulas não presenciais ou de forma remota diante da realidade pandêmica da COVID-19. À vista disso, neste trabalho são apresentados e discutidos os resultados obtidos através da utilização de um episódio da série Black Mirror com 9 alunos de uma turma de Ciências do 9° do fundamental II da Escola Municipal Paulino Batista de Araújo, em Timbaúba dos Batistas, Rio Grande do Norte. Ao considerar o interesse dos alunos por filmes e séries, objetivou-se promover nos discentes o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo acerca dos avanços no campo da biotecnologia ao levantar discussões e coletar as percepções dos alunos sobre a temática. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa. A análise dos resultados foi feita a partir das respostas elaboradas pelos alunos no formulário disponibilizado, da participação em sala e da observação dos pesquisadores. Para a coleta de dados, aplicou-se um questionário estruturado, no qual os resultados mostraram que os discentes alcançaram certa autonomia em apontar, validar e criticar o uso das tecnologias, sobretudo numa perspectiva ecológica e de impacto psicossocial.