Rádio e educação física: intervenções pedagógicas possíveis

Autores

  • Dianne Sena

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar o rádio como uma
ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem da
educação física. O trabalho faz parte de um projeto denominado “RádioEscola”, desenvolvido pelos docentes da Escola Municipal Professor Ulisses
de Góis, localizada na cidade do Natal/RN. O propósito do projeto é
permitir aos integrantes usarem a mídia rádio para desenvolver pesquisas e
realizar produções radiofônicas próprias e direcionadas, apresentando-se
como o canal de informação e entretenimento para os conhecimentos
da educação física. Diante disso, indagamos: como a mídia rádio, pode
contribuir no processo de ensino-aprendizagem da educação física? A
metodologia é de natureza qualitativa, tipo pesquisa-ação, pelo fato de
as pessoas envolvidas ter papel ativo na realidade em questão. O projeto
Rádio-Escola visou trabalhar com os conhecimentos da educação física e
a realidade social dos escolares. O rádio apresenta-se como ferramenta
pedagógica para a aprendizagem dos alunos, por ser dinâmico e
interativo, e colaborou na prática pedagógica dos professores,
evidenciando um meio de comunicação diferenciado e significativo.
Consideramos que o projeto oportunizou melhoria na qualidade
educacional, proporcionando desenvolver nos integrantes do projeto,
opiniões e conhecimentos, sobre a mídia rádio e os saberes da educação
física, a partir dos relatos dos escolares e professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-01-2018

Como Citar

DIANNE SENA. Rádio e educação física: intervenções pedagógicas possíveis. Revista Prometeu, [S. l.], v. 3, n. 4, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprometeu/article/view/25669. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos