Políticas públicas de turismo no Seridó Potiguar

Autores

  • Ednaja Faustino Silva de Moura Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Turismo, Políticas Públicas, Seridó Potiguar

Resumo

O principal objetivo deste trabalho foi analisar as principais ações realizadas e dificuldades encontradas na aplicabilidade das políticas públicas de turismo em âmbito regional; tendo como objetivos específicos: a) levantar o perfil dos diferentes atores que compõem as arenas públicas que discutem o turismo; e b) investigar os mecanismos de participação dos atores nos processos decisórios e seus papéis na cadeia produtiva do turismo. Os procedimentos metodológicos utilizados foram à pesquisa bibliográfica, bem como documental, tendo caráter exploratório/descritivo. A pesquisa adotou a abordagem qualitativa empregando como instrumentos de coleta de dados entrevistas semiestruturadas. Com isso foi possível concluir que a constituição da instância de governança em turismo, vem possibilitando novas discussões acerca da gestão e planejamento do turismo na região Seridó Potiguar, assim como, a aplicabilidade das políticas públicas de turismo na região supracitada. Observou-se ainda que existem dificuldades que comprometem o incremento do turismo na região, além disso, as ações desenvolvidas pela instância de governança do Polo Seridó ainda são pontuais, fator este que interfere na dinâmica socioespacial e no próprio desenvolvimento turístico da região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ednaja Faustino Silva de Moura, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Turismo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade do Seridó. Mestra em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Referências

ÁVILA, Marco Aurélio. Políticas e planejamento em Cultura e Turismo. Ilhéus: Editora da UESC, 2009.

AZEVEDO, Francisco Fransualdo de. Entre a cultura e a política: Uma geografia dos “Currais” no Sertão do Seridó Potiguar. 2007. 446 f. Tese de Doutorado (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, 2007.

AZEVEDO, Francisco Fransualdo de. Desenvolvimento regional e potencial turístico no Seridó Potiguar. Natal: EDUFRN, 2014.

BENI, Mário Carlos. Política e estratégia de desenvolvimento regional. Planejamento Integrado do Turismo. In: Turismo e Desenvolvimento Local. São Paulo: Hucitec, 1999.

BENI, Mário Carlos. Política e planejamento de turismo no Brasil. São Paulo: Aleph, 2006.

BOULLÓN, Roberto C. Planejamento do espaço turístico. Tradução de Josely Vianna Baptista. São Paulo: EDUSC, 2002.

BOULLÓN, Roberto C. Os municípios turísticos. Tradução Carlos Valero. Bauru: Edusc, 2005.

BRAGA, Débora Cordeiro. Planejamento turístico: teoria e prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

COSTA, Sinthya Pinheiro. O planejamento turístico e o comércio ambulante: uma análise à luz da teoria das representações sociais. 2012. 162 f. Dissertação (Mestrado em Turismo e Desenvolvimento Regional e Gestão em Turismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.

DIAS, Reinaldo. Planejamento do turismo: política e desenvolvimento do turismo no Brasil. São Paulo: Atlas, 2008.

DIAS, Reinaldo. Turismo sustentável e meio ambiente. São Paulo: Atlas, 2008.

FONSECA, Maria Aparecida Pontes da. Espaço, políticas de turismo e competitividade. Natal, RN: EDUFRN, 2005.

HALL, Colin Michael. Planejamento turístico: políticas, processos e relacionamentos. Tradução de Edite Sciulli. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2004.

MOESCH, Marutschka. M. A produção do saber turístico. São Paulo: Contexto, 2002.

NÓBREGA, Wilker Ricardo de Mendonça. Turismo e políticas públicas na amazônia brasileira: instâncias de governança e desenvolvimento dos municípios de Santarém e Belterra, oeste do estado do Pará. Orientador: Sílvio José de Lima Figueiredo. 2012. 308 f. Tese (Doutorado em Ciências do Desenvolvimento Socioambiental) - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, Belém, 2012. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11163. Acesso em: 20/07/2021.

SILVA, Rodrigo Cardoso da. Política de regionalização de turismo no interior potiguar: articulação, entraves e efetividade. 2015. 137f. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.

THEVENIN, Julien Marius Reis. O turismo e suas políticas públicas sob a lógica do capital. Caderno Virtual de Turismo. Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p.122-133, 2011. Disponível em: http://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/index.php/caderno/article/view/527. Acesso em: 20/07/2021.

VIRGÍNIO, Darlyne Fontes. Gestão pública em turismo: uma análise dos impactos da política macro de regionalização turística no período 2004-2011 no Estado do Rio Grande do Norte, Brasil. 2011. 186f. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.

Downloads

Publicado

22-07-2021

Como Citar

MOURA, E. F. S. de. Políticas públicas de turismo no Seridó Potiguar. Turismo, Sociedade & Território, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e26037, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revtursoter/article/view/26037. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos