Exposição Virtual: processo de concepção, planejamento e execução da exposição “Percursos da História do Turismo no Brasil”
Palavras-chave:
História do Turismo, Memória, Exposição VirtualResumo
O presente artigo visa a apresentar e refletir sobre o processo de concepção, planejamento e execução da exposição virtual que tem como título provisório “Percursos da História do Turismo no Brasil – memória reconstrutiva nas narrativas de sujeitos/pesquisadores”, ação realizada pela equipe do projeto Museu Virtual de Turismo no Brasil - MVTB, coordenado pela Professora Valeria Lima Guimarães, do Departamento de Turismo da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (UFF). O interesse inicial para o desenvolvimento desta exposição está alicerçado em nossas vivências junto a esse grupo de pesquisadores, num esforço partilhado de construção (e de reconstrução) dos itinerários do turismo no Brasil. Foi a partir dos debates sobre o grupo de pesquisadores, que a equipe do projeto pensou e propôs uma exposição virtual. O material para compor a exposição está sendo coletado pela equipe e trata-se de uma narrativa contada por meio de muitas vozes.
Downloads
Referências
ABRAHÃO Maria. Helena Menna Barreto. Memória, narrativas e pesquisa autobiográfica. Revista História da Educação. ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, n.14 v. 7, n. 14, p. 79-95, jul./dez. 2003.
BENJAMIN Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nicolai Leskov. In: BENJAMIN Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Editora Brasiliense; 2012. p. 213-40.
BOSI, Ecléia. Memória e sociedade: lembranças de velhos (3a ed.). São Paulo: Companhia das Letras. 1994.
DAVALLON, Jean. L´évolution du role des musées. Revue du Groupe de Recherche pour l´Éducation et la Prospective, nº 153. Paris: L´Harmattan, 1997, p. 39-47.
DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Martins Fontes, 2010.
FREITAS, Alexandre Simão. Os desafios da formação de professores no Século XXI: competências e solidariedade. In: FERREIRA, Andrea Tereza Brito Ferreira; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de; LEAL, Telma Ferraz (Org.). Formação continuada de professores: questões para reflexão. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
GARCÍA BLANCO. Ángela. La exposición, un medio de comunicación. Madrid: Ediciones Akal, 1999. (Arte y Estética, 55).
GONDAR, Josaida de Oliveira. Memória Individual, Memória Coletiva, Memória Social. Morpheus - Revista Eletrônica em Ciências Humanas. Ano 08, número 13, 2008. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/morpheus/article/view/4815/4305. Acesso: 21 nov. 2021.
HENRIQUES, Rosali Maria Nunes. A experiência do Museu da Pessoa: a história do cotidiano em bits e bytes. Anais do XI Encontro Nacional de História Oral. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de História Oral, 2012. Disponível em: https://www.encontro2012.historiaoral.org.br/resources/anais/3/1329247967_ARQUIVO_historia_oral_rosali.pdf. Acesso: 21 nov. 2021.
INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS. Caminhos da memória: para fazer uma exposição. Katia Bordinhão, Lúcia Valente e Maristela dos Santos Simão – Brasília, DF: IBRAM, 2017.
MOITA, Maria da Conceição. Percursos de Formação e de Trans-Formação. In: NÓVOA, António (org.). Vidas de Professores. Portugal: Porto Editora, 1995.
MOUTINHO, Mário Canova. A Construção do Objecto Museológico. Cadernos de Sociomuseologia, v. 4, n. 4, 11, 1994.
MUCHACHO, Rute. Museus virtuais: A importância da usabilidade na mediação entre o público e o objeto museológico. Livro de Actas – 4º SOPCOM - Repensar os Media: Novos contextos da Comunicação e da Informação.
NÓVOA, António. História da Educação: perspectivas atuais. Conferência pronunciada na Faculdade de Educação da USP, em 16 de maio de 1994.
PADILHA, Renata Cardozo, CAFÉ, Ligia, SILVA, Edna Lúcia da. O papel das instituições museológicas na sociedade da informação/conhecimento. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 19, n. 2, p. 68 – 82, 2014.
SABBATINI, Marcelo. Centros de ciencia y museos científicos virtuales: teoría y práctica. Teoría de la Educación: educación y cultura en la sociedad de la información. Salamanca, Vol.4, 2003. Disponível em: http://www3.usal.es/~teoriaeducacion/rev_numero_04/n4_art_sabbatini.htm Acesso: 08 de nov.2021.
SANTAMARINA, Cristina; MARINAS, José Miguel. Historias de vida y historia oral. In: DELGADO, José Manuel; GUTIÉRRES, Juan. Métodos y técnicas cualitativas de investigación en ciências sociales. Madrid: Síntesis, 1994.
VALENTE, Maria Esther. A Educação em museus: o público de hoje no museu de ontem. 1995. 208 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro.
VELTMAN, K. Les répercussions des nouveux médias. In: RAPETTI, Rodolphe; LACLOTTE, Michel. L´Avenir des musées: colloque, Musée du Louvre, 2000. Paris: Réunion des Musées Nationaux/Musée du Louvre, 2001.
WORCMAN, Karen; HENRIQUES, Rosali Maria Nunes. Curadoria colaborativa: uma experiência digital do Museu da Pessoa. Revista Observatório. Vol. 3, n. 4, Agosto. 2017. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/issue/view/18 Acesso: 07 de março de 2021.
WERNECK, Jurema. Nossos passos vêm de longe! Movimentos de mulheres negras e estratégias políticas contra o sexismo e o racismo. Disponível em: http://books.openedition.org/iheid/6316. Acesso: 07 de março de 2021.