Aproximaciones entre Sertã y Sertão a través de la Historia: valoración del patrimonio cultural a través del Turismo Comunitario

Autores/as

  • Juliana Andrade do Carmo Martins UNEB
  • Francisca de Paula Santos da Silva UNEB
  • Alfredo Eurico Rodrigues Matta UNEB
  • Tereza Verena Melo da Paixão UNEB

Palabras clave:

Serta, Sertão, Patrimonio Cultural

Resumen

El artículo tiene como objetivo generar conocimiento sobre la historia que trae Sertã al Sertão, para reflexionar sobre cómo el Turismo Comunitario contribuye a la valorización del patrimonio cultural. Se trata de un estudio cualitativo basado en la investigación bibliográfica. Para una mejor comprensión del tema, se buscaron acercamientos entre Sertã, en Portugal; y Sertão, en Brasil, con base en Matta y Passos (prensa), verificando que existe una relación histórica entre Sertã y Sertão. Se realizó una breve exposición de los conceptos y supuestos del Turismo Comunitario a través de los aportes de autores como Coriolano (1998), Cravidão (2011), Irving (2009), Maldonado (2009), Martins (2020), Sampaio (2005), Silva et al. (2012), Spínola (2000). Finalmente, se entendió que el Turismo Comunitario en Povoado Alto es una alternativa prometedora para la valorización del patrimonio cultural e histórico.Palabras clave: Serta. Sertão. Patrimonio cultural.

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Biografía del autor/a

Juliana Andrade do Carmo Martins, UNEB

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEDUC da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Mestra em Educação pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Membro dos Grupos de pesquisa Sociedade Solidária, Espaço, Educação e Turismo – SSEETU e Sociedade em Rede.

Francisca de Paula Santos da Silva, UNEB

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, Professora Plena da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, filiada ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEDUC, Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos – MPEJA e ao Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento - DMMDC. Líder do grupo Multidisciplinar de Estudo e pesquisa Sociedade Solidária, Espaço, Educação e Turismo – SSEETU.

Alfredo Eurico Rodrigues Matta, UNEB

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, filiado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEDUC, Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos – MPEJA e ao Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento - DMMDC. Líder do grupo de pesquisa Sociedade em Rede.

Tereza Verena Melo da Paixão, UNEB

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEDUC da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Mestra em Educação pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Adventista de Educação do Nordeste – FAENE. Membro dos Grupos de pesquisa Sociedade Solidária, Espaço, Educação e Turismo – SSEETU e Sociedade em Rede.

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Publicado

02-12-2021

Cómo citar

ANDRADE DO CARMO MARTINS, J.; SANTOS DA SILVA, F. de P.; EURICO RODRIGUES MATTA, A.; MELO DA PAIXÃO, T. V. Aproximaciones entre Sertã y Sertão a través de la Historia: valoración del patrimonio cultural a través del Turismo Comunitario. Turismo, Sociedade & Território, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e26969, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revtursoter/article/view/26969. Acesso em: 26 sep. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático