Aglomerações Econômicas no Turismo: um estudo sobre clusters e arranjos produtivos locais
Palavras-chave:
Turismo; Cluster; Arranjos Produtivos Locais;Resumo
O presente artigo busca através de pesquisa bibliográfica analisar as diferentes formas de organização de aglomerações econômicas e como elas são compreendidas no turismo. Temos como aglomerações econômicas todos os tipos de concentrações geográficas de conjuntos produtivos que buscam planejar, organizar e promover o território em prol do desenvolvimento regional. Neste estudo a ênfase está diante dos conceitos de cluster, arranjos produtivos locais e clusters turísticos. A necessidade deste estudo se dá pela busca de aprofundamento nos conceitos aqui propostos para um melhor entendimento na aplicação na área do turismo.
Downloads
Referências
BARBOSA, Andyara Lima. Relações organizacionais para o desenvolvimento regional do turismo. In BENI, Mario Carlos (org.). TURISMO: Planejamento estratégico e capacidade de gestão. Barueri, SP. Manole, 2012. pg 87
BENI, Carlos Mario. Um outro turismo é possível? - a recriação de uma nova ética. In GASTAL, Susana. MOESCH, Marutschka Martini (Orgs.). Um outro turismo é possível. São Paulo: Contexto, 2004. 156p.
_______________. Clusters de Turismo. In BENI, Mario Carlos (org.). TURISMO: Planejamento estratégico e capacidade de gestão. Barueri, SP. Manole, 2012. pg 517.
MENDONÇA, Maria Cristina Angélico. Gestão de potenciais clusters turísticos: uma proposta de metodologia de diagnóstico. In BENI, Mario Carlos (org.). TURISMO: Planejamento estratégico e capacidade de gestão. Barueri, SP. Manole, 2012. pg 87.
MTUR - Ministérios do Turismo. Dados e Fatos. APL - Arranjo Produtivo Local. Disponível: https://dados.gov.br/dataset/arranjos-produtivos-locais. Acesso dia 22 de junho de 2021 às 19:07;
PECQUEUR, Bernard. A guinada territorial da economia global. In Política & Sociedade, n. 14, 2009, pg.79-105. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/view/2175-7984.2009v8n14p79/10955
PORTER, Michael. Clusters and the New Economics of Competition. Harvard Business Review, v. 76, n. 6, p. 77–90, nov./dez. 1998. Disponível em: https://hbr.org/1998/11/clusters-and-the-new-economics-of-competition Acesso 28 de agosto, 14:24.
SILVA, Jorge Antonio Santos. O conceito de cluster e o desenvolvimento turístico regional: um caminho para os países menos desenvolvidos. In BENI, Mario Carlos (org.). TURISMO: Planejamento estratégico e capacidade de gestão. Barueri, SP. Manole, 2012. pg 87.
SOUZA, Caroline. CLUSTER INDUSTRIAIS: Vantagem Competitiva e desenvolvimento regional. UFRGS, 2003. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufrgs.br/da.php?nrb=000376259&loc=2004&l=d79b475377f99c80 . Acesso em 26 de junho, as 18:26.
TOMAZZONI, Edegar Luis. Observatório de Turismo e Cultura, integração regional do cluster de turismo e desenvolvimento socioeconômico da Serra Gaúcha. In BENI, Mario Carlos (org.). TURISMO: Planejamento estratégico e capacidade de gestão. Barueri, SP. Manole, 2012. pg 87;
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Turismo, Sociedade & Território
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.