POLÍTICAS EDUCACIONAIS E INTERIORIZAÇÃO

NOVA DINÂMICA URBANO-REGIONAL E INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO

Resumo


A implantação de políticas educacionais que ampliaram cursos e interiorizaram instituições de nível técnico e superior pelo Brasil foi um serviço constituído em vários pontos do país, e acabou sendo um fenômeno que tem chamado a atenção de estudos nos últimos anos. Este artigo tem como objetivo compreender novas dinâmicas territoriais fomentadas por políticas educacionais que implantaram e expandiram cursos nas seguintes instituições de ensino localizadas no município de Pau dos Ferros, Semiárido do estado do Rio Grande do Norte: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Para tanto, foi necessária uma busca de dados secundários, disponíveis em sites como o do Ministério da Educação (MEC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), bem como nas próprias instituições de ensino aqui estudadas em relação aos dados de matrículas. Concluiu-se que os cursos de graduação e de pós-graduação disponibilizados por essas instituições foram criados entre os anos de 2004 e 2015. Nesse período foram implantados 14 novos cursos de graduação, nas três instituições federais de ensino superior (IFES) e 04 cursos de pós-graduação na UERN, ampliando, assim, a dinâmica urbano-regional de Pau dos Ferros no contexto da hinterlândia regional semiárida, sendo o Semiárido um território historicamente desprovido desses serviços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Camila Gomes Freitas, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduada em Geografia - Licenciatura Plena na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), campus de Pau dos Ferros-RN. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Campus de Pau dos Ferros. Membro do Núcleo de Estudos em Geografia Agrária e Regional (NuGAR).

Publicado
09-05-2021
Como Citar
ALVES, L. DA S. F.; FREITAS, C. C. G. POLÍTICAS EDUCACIONAIS E INTERIORIZAÇÃO. Sociedade e Território, v. 33, n. 1, p. 116-135, 9 maio 2021.