POLÍTICAS EDUCACIONAIS E INTERIORIZAÇÃO
NOVA DINÂMICA URBANO-REGIONAL E INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO
DOI :
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2021v33n1ID23432Résumé
A implantação de políticas educacionais que ampliaram cursos e interiorizaram instituições de nível técnico e superior pelo Brasil foi um serviço constituído em vários pontos do país, e acabou sendo um fenômeno que tem chamado a atenção de estudos nos últimos anos. Este artigo tem como objetivo compreender novas dinâmicas territoriais fomentadas por políticas educacionais que implantaram e expandiram cursos nas seguintes instituições de ensino localizadas no município de Pau dos Ferros, Semiárido do estado do Rio Grande do Norte: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Para tanto, foi necessária uma busca de dados secundários, disponíveis em sites como o do Ministério da Educação (MEC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), bem como nas próprias instituições de ensino aqui estudadas em relação aos dados de matrículas. Concluiu-se que os cursos de graduação e de pós-graduação disponibilizados por essas instituições foram criados entre os anos de 2004 e 2015. Nesse período foram implantados 14 novos cursos de graduação, nas três instituições federais de ensino superior (IFES) e 04 cursos de pós-graduação na UERN, ampliando, assim, a dinâmica urbano-regional de Pau dos Ferros no contexto da hinterlândia regional semiárida, sendo o Semiárido um território historicamente desprovido desses serviços.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.