POLÍTICAS EDUCACIONAIS E INTERIORIZAÇÃO

NOVA DINÂMICA URBANO-REGIONAL E INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21680/2177-8396.2021v33n1ID23432

Abstract

A implantação de políticas educacionais que ampliaram cursos e interiorizaram instituições de nível técnico e superior pelo Brasil foi um serviço constituído em vários pontos do país, e acabou sendo um fenômeno que tem chamado a atenção de estudos nos últimos anos. Este artigo tem como objetivo compreender novas dinâmicas territoriais fomentadas por políticas educacionais que implantaram e expandiram cursos nas seguintes instituições de ensino localizadas no município de Pau dos Ferros, Semiárido do estado do Rio Grande do Norte: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Para tanto, foi necessária uma busca de dados secundários, disponíveis em sites como o do Ministério da Educação (MEC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), bem como nas próprias instituições de ensino aqui estudadas em relação aos dados de matrículas. Concluiu-se que os cursos de graduação e de pós-graduação disponibilizados por essas instituições foram criados entre os anos de 2004 e 2015. Nesse período foram implantados 14 novos cursos de graduação, nas três instituições federais de ensino superior (IFES) e 04 cursos de pós-graduação na UERN, ampliando, assim, a dinâmica urbano-regional de Pau dos Ferros no contexto da hinterlândia regional semiárida, sendo o Semiárido um território historicamente desprovido desses serviços.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Carla Camila Gomes Freitas, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduada em Geografia - Licenciatura Plena na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), campus de Pau dos Ferros-RN. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Campus de Pau dos Ferros. Membro do Núcleo de Estudos em Geografia Agrária e Regional (NuGAR).

Published

09-05-2021

How to Cite

ALVES, L. da S. F.; FREITAS, C. C. G. POLÍTICAS EDUCACIONAIS E INTERIORIZAÇÃO: NOVA DINÂMICA URBANO-REGIONAL E INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO . Sociedade e Território, [S. l.], v. 33, n. 1, p. 116–135, 2021. DOI: 10.21680/2177-8396.2021v33n1ID23432. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/23432. Acesso em: 22 nov. 2024.