A FRAGMENTAÇÃO DO TERRITÓRIO NO BRASIL E A REPRODUÇÃO DAS RELAÇÕES DE PODER: UMA LEITURA A PARTIR DO RIO GRANDE DO NORTE

Autores

  • Rita de Cássia Conceição Gomes universidade Federal do rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Palavras-chave, Fragmentação do território, Poder, Municípios.

Resumo

No Brasil, após a Constituição de 1988, foram criados mais de 500 municípios, dos quais 15 estão no Rio Grande do Norte. A criação de novos municípios, além de (re)produzir o território, manifestou-se como  expressão das estruturas e relações de poder, evidenciando três aspectos importantes: o institucional expresso pelo aparato legal do Estado; o político, relacionado à reprodução do poder; e o econômico que redefiniu usos e funções do território. As novas cidades passaram a demandar práticas sociais, que dinamizaram a economia, em especial o comércio e os serviços, respondendo às ideologias que reproduzem a sociedade em sua totalidade.

Palavras-chave: Fragmentação do território; Poder; Municípios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Conceição Gomes, universidade Federal do rio Grande do Norte

Professora Titular do Departamento de Geografia da UFRN. Àrea de Geografia Humana.

Downloads

Publicado

02-06-2015

Como Citar

GOMES, R. de C. C. A FRAGMENTAÇÃO DO TERRITÓRIO NO BRASIL E A REPRODUÇÃO DAS RELAÇÕES DE PODER: UMA LEITURA A PARTIR DO RIO GRANDE DO NORTE. Sociedade e Território, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 231–250, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/7245. Acesso em: 20 maio. 2022.