PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE TÉCNICA SUSTENTÁVEL PARA MANEJO DE ÁGUAS PLUVIAIS URBANAS EM PONTO CRÍTICO DE ALAGAMENTO DO MUNICÍPIO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES/PE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/2177-8396.2023v35n3ID32836

Resumen

O presente estudo buscou identificar as classes de uso e ocupação do solo de uma área de adensamento urbano do município de Jaboatão dos Guararapes - PE, bem como propor a implantação de jardins de chuva como técnica compensatória nessa região, a fim de mitigar a ocorrência de episódios de alagamentos. Para isso, foi delimitada uma bacia de contribuição como área de estudo, a partir de um ponto crítico de alagamento localizado na Estrada da Batalha, a qual foi submetida a uma análise visual fotointerpretativa, baseada em ortoimagens com escala de 1:1.000, que permitiu demonstrar que a áreas impermeabilizadas prevalecem no local, representando 73,43% da região em estudo. Foi considerada a instalação dos jardins de chuva no canteiro central da via e em parte de seu passeio, os quais foram dimensionados com larguras de 6,00 m e 7,50 m e comprimentos de 110,00 m e 70,00 m, respectivamente, sendo capazes de armazenar 245,10 m³ e 287,44 m³ das águas precipitadas. A partir dos resultados obtidos, destaca-se a eficiência dessa técnica compensatória na contribuição para mitigação de episódios de alagamento em ambientes urbanos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Amaury Gouveia Pessoa Neto, Universidade de Pernambuco - UPE

Mestre em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco (UPE), Especialista em Geoprocessamento pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC - Minas) e em Gestão de Projetos e Obras pela Faculdade de Ciências Humanas ESUDA, Engenheiro Civil pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e Técnico em Edificações pela Escola Técnica Professor Agamemnon Magalhães (ETEPAM). Atualmente trabalha na Secretaria Executiva de Gestão e Planejamento Urbano e Habitação da Prefeitura Municipal do Jaboatão dos Guararapes, atuando na área de Geociências e Planejamento Urbano e Ambiental, com ênfase no Cadastro Técnico Multifinalitário. Cumpriu Estágio de Docência nas turmas de Engenharia Civil da Escola Politécnica de Pernambuco (Poli/UPE) através da disciplina Hidrologia Aplicada. Também tem experiência nas áreas de projeto, orçamento e fiscalização de obras públicas. Detém conhecimento nas plataformas CAD e GIS e no Pacote Office.

Evele Mayara Barros da Silva, Universidade de Pernambuco

Possui graduação em Engenharia Ambiental pelo Centro Universitário Tabosa de Almeida (2018) - ASCES/UNITA, pós graduada em Engenharia Ambiental e Saneamento Básico - Estácio de SÁ, aluna de disciplinas espacial no mestrado em Engenharia Civil - UPE, Formada em Técnico de Segurança do trabalho pela Escola Técnica Estadual Almirante Soares Dutra (2016). Atualmente exerce suas funções em um escritório de consultoria em Engenharia e Segurança do Trabalho. As principais áreas de atuação são hidrologia, gestão de recursos hídricos e licenciamentos. Desde 2013, busca participação em congressos em diversas áreas que abrangem o meio ambiente, dando ênfase na gestão ambiental e de recursos hídricos. Ministrou disciplinas de monitoria na área de Microbiologia e Biocombustível para a graduação da ASCES-UNITA. Tem experiência em pesquisa, principalmente, nas áreas de tratamento de efluentes e possui domínio de programas na área de Engenharia: Autocad: básico; intermediário; projetos em 3D, Skatchup e Geoprocessamento.

Luciana Cássia Lima da Silva, Universidade de Pernambuco

Mestrado em Engenharia Civil pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil (PEC - POLI), Pós- Graduada em Geotecnia e Engenharia de Avaliações e Pericias pela UnIBF, Graduada em Engenharia Civil na Escola Politécnica de Pernambuco (POLI-UPE), participando de forma assídua das atividades e projetos universitário, tais como: Monitorias, Projetos de Extensão, Projeto de Iniciação Cientifica, Submissão e apresentação em Congressos, entre outros. Estagiou na Construtora Tenda S/A, participando de todas as etapas de obras de Construção Civil, como: infraestrutura, estrutura e acabamento. Participante do grupo de pesquisa AMBITEC, ex coordenadora e monitora do Curso de Matemática Básica promovido pela Universidade ganhando 3 premiações com resumos expandidos sobre as atividades e o impacto do Curso.

Simone Rosa da Silva, Universidade de Pernambuco

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989), mestrado em Engenharia Civil pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS (1993) e doutorado em Engenharia Civil com ênfase em Recursos Hídricos e Tecnologia Ambiental pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Atualmente é Professora Associada da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco, docente permanente do Mestrado em Engenharia Civil. As principais áreas de atuação são hidrologia, gestão de recursos hídricos e segurança de barragens.

Kalinny Patrícia Vaz Lafayette, Universidade de Pernambuco

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Pernambuco (1991), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Atualmente é Professora Associada da Universidade de Pernambuco (UPE) e atua como docente permanente do Mestrado Acadêmico em Engenharia Civil da UPE (área: Construção Civil). Membro dos Grupos de Pesquisa AMBITEC (Grupo de Pesquisa de Engenharia Aplicada ao Meio Ambiente), DESS (Desenvolvimento Seguro e Sustentável) e AMBISOFT (Tecnologia e Gestão Ambiental - IFPE). Tem experiência na área de Geotecnia, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: - Estabilidade de encostas, comportamento de solos e Obras de Estabilização. - Comportamento geotécnico de solos não saturados; - Estabilidade e erosão de encostas; - Obras de Estabilização / Contenção; - Ensaios de Campo e Laboratório; - Ensaios específicos para determinação da taxa de desagregação do solo e transporte de sedimentos;- Desempenho e inovação tecnológica dos Resíduos da Construção Civil (RCC);- Sustentabilidade em Áreas Urbanas.

Publicado

13-08-2024

Cómo citar

PESSOA NETO, A. G.; SILVA, E. M. B. da; SILVA, L. C. L. da; SILVA, S. R. da; LAFAYETTE, K. P. V. PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE TÉCNICA SUSTENTÁVEL PARA MANEJO DE ÁGUAS PLUVIAIS URBANAS EM PONTO CRÍTICO DE ALAGAMENTO DO MUNICÍPIO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES/PE. Sociedade e Território, [S. l.], v. 35, n. 3, 2024. DOI: 10.21680/2177-8396.2023v35n3ID32836. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/32836. Acesso em: 17 dic. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS