PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE TÉCNICA SUSTENTÁVEL PARA MANEJO DE ÁGUAS PLUVIAIS URBANAS EM PONTO CRÍTICO DE ALAGAMENTO DO MUNICÍPIO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES/PE
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2023v35n3ID32836Resumo
O presente estudo buscou identificar as classes de uso e ocupação do solo de uma área de adensamento urbano do município de Jaboatão dos Guararapes - PE, bem como propor a implantação de jardins de chuva como técnica compensatória nessa região, a fim de mitigar a ocorrência de episódios de alagamentos. Para isso, foi delimitada uma bacia de contribuição como área de estudo, a partir de um ponto crítico de alagamento localizado na Estrada da Batalha, a qual foi submetida a uma análise visual fotointerpretativa, baseada em ortoimagens com escala de 1:1.000, que permitiu demonstrar que a áreas impermeabilizadas prevalecem no local, representando 73,43% da região em estudo. Foi considerada a instalação dos jardins de chuva no canteiro central da via e em parte de seu passeio, os quais foram dimensionados com larguras de 6,00 m e 7,50 m e comprimentos de 110,00 m e 70,00 m, respectivamente, sendo capazes de armazenar 245,10 m³ e 287,44 m³ das águas precipitadas. A partir dos resultados obtidos, destaca-se a eficiência dessa técnica compensatória na contribuição para mitigação de episódios de alagamento em ambientes urbanos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Sociedade e Território
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.