BACIA DA FOZ DO AMAZONAS (2000–2023):
DINÂMICA DE USO DO SOLO E SENSIBILIDADE CLIMÁTICA DO DOSSEL POR SENSORIAMENTO REMOTO
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2025v37n3ID39863Resumen
A análise da Bacia da Foz do Amazonas, cuja matriz florestal convive com pressões antrópicas pontuais e variabilidade hidroclimática nos últimos anos. A metodologia integrou dados do MapBiomas C9 (2000, 2010, 2020, 2023), NDVI/MODIS anual (2001–2023) e CHIRPS
(2001–2023) no Google Earth Engine. Verificou-se que a paisagem manteve predominância de florestas (~98%), com discreto aumento de pastagens e lavouras (+1,24 pp). O NDVI apresentou valores elevados e tendência positiva (Theil–Sen = +0,00050 ano⁻¹; τ = 0,343; p = 0,0229), embora tenha registrado anomalia negativa em 2023 (≈ −1,21σ) durante ano seco (CHIRPS ≈ −13,5%). A correlação anual NDVI–precipitação foi modesta, sugerindo respostas intra-anuais não capturadas. Conclui-se que a bacia combina estabilidade estrutural, mudanças localizadas e sensibilidade climática detectável, destacando a necessidade de monitoramento contínuo
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Sociedade e Território

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.

