ANÁLISE CRÍTICA DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS COMO FORMA DE ARRANHAR AS DURAS PAREDES DO NARCISISMO JURÍDICO E SUBVERTER O GENOCÍDIO NEGRO

Autores

  • Marcos Eugênio Vieira Melo
  • Marcus Vinicius da Silva Ferreira Melo UNIT/AL

DOI:

https://doi.org/10.21680/2318-0277.2019v7n02ID18818

Palavras-chave:

Rap, Transdisciplinaridade, Hermetismo jurídico, Racismo, Violência

Resumo

O presente trabalho analisa como a leitura crítica das manifestações culturais – em foco o estilo musical rap – contribui para uma transdisciplinaridade no Direito, evitando o engessamento do saber jurídico e suas nefastas consequências. Para tanto, o artigo é feito através da análise do discurso de algumas letras de rap, bem como da revisão bibliográfica, realizada através de consultas a artigos científicos e livros referentes ao marco teórico, o qual tem como principais expoentes, além dos estudos de Antonio Gramsci, os conceitos formulados por Michel Foucault e as teorias da criminologia pós-moderna. Este estudo explora o positivismo jurídico e quem são os “fabricantes legítimos” desse saber em contrapartida com os detentores do conhecimento popular, que ajudam a construir um sistema penal democrático. Conclui-se como imprescindível a abertura do Direito para outros saberes, de modo que isso contribua inclusive para a análise e combate do racismo sofrido por comunidades marginalizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Eugênio Vieira Melo

Mestre em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista CAPES. Pós-Graduado em Processo Penal pelo Instituto de Direito Penal Económico e Europeu (IDPEE), da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em parceria com o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM). Membro do Grupo de Pesquisa Biopolítica e Processo Penal. Parecerista de periódicos científicos. Assessor Jurídico no Tribunal de Justiça de Alagoas.

Marcus Vinicius da Silva Ferreira Melo, UNIT/AL

Graduando em Direito pelo Centro Universitário Tiradentes - Alagoas.

Downloads

Publicado

15-02-2020

Como Citar

VIEIRA MELO, M. E.; DA SILVA FERREIRA MELO, M. V. ANÁLISE CRÍTICA DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS COMO FORMA DE ARRANHAR AS DURAS PAREDES DO NARCISISMO JURÍDICO E SUBVERTER O GENOCÍDIO NEGRO. Revista Transgressões, [S. l.], v. 7, n. 02, p. 244–263, 2020. DOI: 10.21680/2318-0277.2019v7n02ID18818. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/transgressoes/article/view/18818. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos